Transações via Pix têm alta de 738% nas últimas semanas do ano passado

No mesmo período, o volume do total transacionado apresentou crescimento de 852%

24 de janeiro de 2024 às 5h09

img
Os comerciantes estimulam os consumidores a realizar o pagamento nessa modalidade | Crédito: Alessandro Carvalho

As vendas no varejo tiveram um aumento de 738% nas transações via Pix nas últimas semanas de 2023 na comparação ao mesmo período de 2022, segundo dados do Giro Varejo, relatório que analisa a movimentação do comércio durante as principais datas comemorativas do ano.

O levantamento é elaborado pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com o Instituto Propague, que é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no País.

No mesmo período, o volume do total transacionado apresentou crescimento de 852%.

Superando a variação do crescimento do débito, os pagamentos em Pix foram responsáveis por um aumento de 247% no faturamento do varejo físico durante o dia 31 de dezembro passado.

No dia 29 do último me de 2023, ocorreu o maior faturamento em valor transacionado entre as três principais modalidades de pagamento: crédito, débito e Pix.

“Mesmo com a permanência do crédito como principal escolha na hora das compras, o brasileiro vem modificando seus hábitos e a preferência pelo Pix vem crescendo cada vez mais, muitas vezes, incentivada pelos próprios comerciantes, que buscam estimular o método de pagamento”, observa a pesquisadora do Instituto Propague, Amanda Stelitano. 

Metodologia – O relatório Giro Varejo tem como base os dados de clientes da Linx e analisa diversos setores, como postos, mercado de proximidade, moda, meios de pagamento e calçados.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail