Franquias

Mercadão dos Óculos cresce com franquias em cidades pequenas

Plano tem início com a abertura de mais uma unidade em Belo Horizonte
Mercadão dos Óculos cresce com franquias em cidades pequenas
Empresa tem 750 unidades, sendo 32 em Minas Gerais, tem como objetivo crescer entre 10% e 12% neste ano | Crédito: Divulgação Mercadão dos Óculos

Fundada em São José do Rio Preto (SP) em 2012, a franquias de óticas Mercadão dos Óculos tem cerca de 750 unidades, sendo 32 em Minas Gerais. O plano de expansão, que tem início com a abertura de mais uma unidade em Belo Horizonte, em março, no bairro Glória (região Noroeste), tem como objetivo crescer esse número entre 10% e 12% em 2025.

De acordo com o diretor de operações, Fábio Nadruz, além da Capital, onde ele enxerga, pelo menos, mais oito oportunidades, é no interior de Minas onde está o maior foco da rede de franquias, especialmente no Norte de Minas.

As cidades de Pará de Minas e Arcos, na região Centro-Oeste; Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Salinas, no Norte de Minas, têm inaugurações previstas para abril.

Com o modelo Super Fit, voltado para cidades com menos de 15 mil habitantes, e investimento de R$ 170 mil, a Mercadão dos Óculos busca novos empreendedores e também admite a conversão de bandeira para franquia.

“Minas Gerais é um estado estratégico para nós. Temos diferentes modelos de franquia que atendem diferentes perfis de cidades e, entre eles, o Super Fit se adequa bem a um perfil comum no Estado e no qual as cidades são mal atendidas pelas óticas. Com o nosso modelo de franquias, o empreendedor tem um patamar de investimento acessível e os consumidores têm acesso a um grande volume de modelos de óculos e lentes de qualidade a um preço acessível”, explica Nadruz.

Os demais modelos de negócios são: Fit, para cidades com até 30 mil habitantes e investimento de R$ 210 mil; e o Tradicional, para municípios de médio e grande portes e investimento a partir de R$ 250 mil.

Os planos da Mercadão dos Óculos estão em linha com os números do setor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas faz parte, subiu 16,5%, em 2024 na comparação com 2023, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.

O mais recente investimento em tecnologia do Mercadão dos Óculos está em fase de testes: um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval). A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa.

“O cliente está cada vez mais exigente no ponto de venda. Ele quer comprar perto de casa ou do trabalho – por isso preferimos as lojas de rua – e começa a aproveitar o melhor dos mundos online e off-line. Isso se reflete também na conversão de bandeira, que leva profissionalização e melhores condições de negociação com fornecedores para óticas independentes e empresas familiares que estão, principalmente, no interior”, pontua.

Além da expansão no Brasil, a rede iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma na capital, Lisboa. Para ser um franqueado da Mercadão dos Óculos no país europeu, o investimento parte de € 70 mil (R$ 420 mil), incluindo a taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. O objetivo é chegar a 10 franquias no país europeu até o final de 2025.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas