Setor de franchising em Minas Gerais cresce 8,9% e fatura mais de R$ 6 bilhões no 3º trimestre
O terceiro trimestre de 2025 manteve a série de bons resultados do setor de franchising em Minas Gerais. No Estado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 8,9%, com faturamento acima de R$ 6 bilhões no período. Em número de operações, o franchising mineiro avançou 1,7%, alcançando 18.246 unidades entre junho e setembro, se mantendo como o terceiro maior mercado do Brasil em quantidade de franquias em operação.
Assim, Minas Gerais se manteve em linha com os resultados nacionais. O franchising brasileiro movimentou R$ 76,6 bilhões entre julho e setembro, alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 10,8%, com faturamento superior a R$ 293 bilhões, evidenciando a expansão consistente do modelo no País.
De acordo com o diretor regional da ABF Minas Gerais e Espírito Santo, Antônio Bortoletto, os resultados guardam relação direta com o dinamismo da economia mineira e mudanças nos hábitos dos consumidores, não mais dispostos a se deslocarem para as capitais para ter acesso às suas marcas favoritas.
“O crescimento do faturamento e a estabilidade no número de operações mostram a força do mercado mineiro, que combina diversidade econômica, empreendedorismo e um consumidor cada vez mais atento a marcas consolidadas. Esse cenário reforça a atratividade do Estado para novos investimentos e a importância do franchising como gerador de emprego, renda e desenvolvimento regional”, explica Bortoletto.
Entretenimento, limpeza e alimentação se destacam em Minas
O desempenho positivo do franchising em Minas foi impulsionado especialmente pelos segmentos de Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Alimentação (comércio e distribuição). No período, o aumento da busca por experiências acessíveis, o fortalecimento do consumo local, a retomada de atividades presenciais e a maior preocupação das famílias e empresas com higiene e bem-estar favoreceram redes desses setores.
“Minas tem alguns setores que se diferenciam de outros estados. ‘Entretenimento e lazer’ cresce abundantemente no Estado, ano após ano. ‘Limpeza e conservação’ é outro setor importante e, como sempre, ‘Alimentação – comércio e distribuição’. Esse crescimento está ligado, principalmente, no caso da alimentação, à capilaridade das franquias e à conveniência dos formatos, adaptação dos modelos de negócios e mais pontos de distribuição”, afirma Bortoletto.
A expectativa é que o balanço final do ano apresente números também em linha com o resultado nacional. Uma parceria entre a ABF e o Sebrae Minas tem ajudado a levar o conceito do franchising para o interior do Estado. O Acordo de Cooperação Técnica entre a ABF e o governo de Minas Gerais, assinado em dezembro do ano passado, também é um ponto de destaque na visão do executivo.
“Com a ajuda do Sebrae temos conseguido levar a força do empreendedorismo a algumas cidades que não conseguíamos alcançar sozinhos. Vivemos em um Estado que provoca o empreendedorismo. O governo tem nos ajudado muito a esse tipo de crescimento”, completa o diretor regional da ABF Minas Gerais e Espírito Santo.
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