Franquias

Plano de expansão da franquia de pizzas Bella Capri tem foco em Minas Gerais

A franquia de pizza tem como meta sair das atuais 55 lojas no País para 100 unidades comercializadas até o fim de 2025; empresa planeja alcançar entre oito e 15 operações no Estado
Plano de expansão da franquia de pizzas Bella Capri tem foco em Minas Gerais
O plano de expansão em Minas Gerais se baseia no bom desempenho do segmento “alimentação – food service” no Estado no último ano; Estado é segundo maior mercado de pizzarias do Brasil | Crédito: Divulgação Bella Capri

Inspirada na tradicional gastronomia italiana e com receitas exclusivas, a Bella Capri – franquia de pizzas – coloca em prática um plano audacioso: praticamente dobrar de tamanho em um ano. A meta é sair das atuais 55 para 100 unidades comercializadas até o fim de 2025. E, para que isso seja possível, Minas Gerais é um território fundamental.

Com unidades em Uberlândia, no Triângulo Mineiro; e em Poços de Caldas, no Sul de Minas; a franquia de pizzas planeja alcançar entre oito e 15 operações no Estado até o fim do ano. De acordo com o diretor de expansão da Covizzi Franchising – grupo do qual a Bella Capri faz parte -, Guto Covizzi, o planejamento prevê 30 operações no médio prazo.

“Somos de Mirassol, no interior de São Paulo, e crescemos até aqui em espiral. Agora é chegado o momento de darmos um salto e chegar a Belo Horizonte, que é um mercado gigante, é desafiador e uma grande oportunidade. Nesse primeiro ciclo acreditamos muito na região metropolitana da Capital e no Triângulo Mineiro”, explica Covizzi.

A rede oferece dois modelos de negócios: o Agile, que envolve delivery e retirada (pode ter o drive thru) e investimento médio de R$ 299 mil; e o Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local, com investimento médio de R$ 1,04 milhão. A preferência é por lojas de rua, mas também existe um modelo gourmet voltado para os shopping centers.

Por mês, a franquia vende cerca de 80 mil pizzas. A rede se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos.

O plano de expansão em Minas Gerais se baseia no bom desempenho do segmento “alimentação – food service” no Estado no último ano. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento teve o segundo melhor desempenho, crescendo em faturamento 22,2% entre 2023 e 2024, atrás apenas de “entretenimento e lazer”, que avançou 22,6% no mesmo período.

Ao mesmo tempo, Minas Gerais é o segundo maior mercado de pizzarias do Brasil. Dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), divulgado no início do ano passado revelam que o estado de São Paulo centraliza 34,04% das operações no Brasil, seguido por Minas Gerais, com 8,38%, e o Rio de Janeiro, com 8,23%. 

A pesquisa também revela que o País produz mais de 3,8 milhões de pizzas diariamente, sendo o segundo maior consumidor mundial da iguaria, atrás apenas dos Estados Unidos.

Para garantir a qualidade das pizzas dentro do padrão Bella Capri, a franquia trabalha com uma central de distribuição própria, que soma cerca de 95% dos insumos e materiais necessários para a operação das unidades, dos uniformes aos ingredientes frescos. Apenas as bebidas frias são entregues diretamente pelos fornecedores nacionais.

Ao mesmo tempo, em cada nova praça o time de desenvolvimento faz uma pesquisa intensa para criar novos sabores de pizza com ingredientes locais, levando regionalização e identificação para o cardápio da franquia.

“Temos um grande sucesso nos pedidos por aplicativo e no delivery, mas nas lojas tradicionais a experiência é especial. Por isso, o franqueado tem que ser encantado por alimentação e, se possível, por pizza. Tem que ter amor para encantar o cliente. O franqueado é o responsável por isso, ele representa a marca cuidando do cliente”, diz.

Ele acrescenta que, do lado técnico, o franqueado tem que absorver conhecimentos e seguir regras sem perder a criatividade. “Eu digo para que ele conheça outras redes, visite nossas unidades. E converse com outros franqueados porque a franquia é um excelente negócio, mas dá trabalho”, completa o diretor de expansão da Covizzi Franchising.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas