Gastronomia

BH poderá experimentar culinária do Norte ao Sul em festival neste sábado

Com pratos da culinária desde o Pará ao Rio Grande do Sul, Festival Encontros na capital mineira vai homenagear 4 estados brasileiros
BH poderá experimentar culinária do Norte ao Sul em festival neste sábado
Crédito: Miguel Louise

Belo Horizonte irá receber a primeira edição do Festival Encontros. O evento acontece neste sábado (10), na Faculdade Arnaldo Janssen (UniArnaldo), e irá homenagear quatro estados brasileiros com receitas típicas.

A fusão de culturas e culinárias contemplará várias regiões do Brasil a partir dos seguintes estados: Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba. O Festival ainda contará com manifestações tradicionais em cada um deles, como o chorinho carioca ou a dança tradicional carimbó.

A edição ocorrerá das 10h às 18h, e tem o objetivo de abordar a diversidade cultural e gastronômica do Brasil, conforme explica a produtora cultural e curadora do evento, Raquel Bicalho:

“Na prática, o festival ocorrerá em sete edições, sendo a primeira já neste sábado (10). Cada edição será realizada em um mês diferente e a proposta é de homenagearmos alguns estados brasileiros a cada edição”, informa.

Existem duas opções de ingressos para quem quiser participar, já disponíveis na plataforma Sympla: o inteiro avulso por R$ 10,00 e a meia-entrada, podendo ser comum ou a solidária, com a doação de um agasalho ou 1kg de alimento não perecível.

Crédito: Miguel Louise

O ingresso garante um “Passaporte dos Sabores” para o participante, que dá acesso a todas as futuras edições do evento, além da oportunidade de degustar porções menores das receitas típicas.

“Quem adquirir o Passaporte dos Sabores terá o acesso à entrada e, com ele, poderá carimbar pratos típicos preparados por chefs renomados. Esse passaporte permitirá um carimbo por estado”, explica Raquel.

    Veja as receitas típicas desta edição do Festival Encontros

    • Pará: tacacá e vatapá paraense;
    • Paraíba: tripa frita e buchada de bode;
    • Rio de Janeiro: feijoada e bolinho de feijoada;
    • Rio Grande do Sul: costelão gaúcho, pão com costela e arroz carreteiro

    O evento ainda terá na praça de alimentação barraquinhas com outros quitutes tradicionais, como: pastéis, batatas recheadas, hambúrgueres e, na parte de bebidas, serviço de bar com chopps, drinks e vinhos especiais.

    Crédito: Miguel Louise

    Celebração gastronômica em ambiente familiar

    Para a produtora cultural do evento, o ambiente totalmente familiar estimula a troca de experiências e a valorização das tradições regionais.

    “Teremos atrações culturais para celebrar o nosso Brasil, dentre eles o encantador Grupo Raízes do Sul, com as suas danças cheias de vida e de resgate das raízes gaúchas, assim como também de um belo show do Bossa Trio para entrarmos no clima boêmio da cidade maravilhosa”, detalha.

    Para Raquel, construir um evento como a proposta do Festival Encontros é uma maneira de celebrar a diversidade, as origens e as histórias de tantas pessoas que vieram de outras regiões do país e que, hoje, fazem da capital mineira uma capital em movimento.

    “Nossa cidade é viva e celebra a pluralidade, que não somente é formada por mineiros, mas por tantas pessoas que deixaram os seus estados para viver aqui”, diz.

    O festival também terá um espaço kids para as crianças, além de acesso pet friendly.

    Serviço

    • 1ª edição Festival Encontros
    • Data: 10/10/2024
    • Ingressos: Sympla
    • Local: Colégio Arnaldo | Rua dos Timbiras, 540, Funcionários
    Rádio Itatiaia

    Ouça a rádio de Minas