Gastronomia

Tradicional no bairro Santa Tereza, restaurante Birosca s2 vai mudar para o Lourdes

Mudança foi anunciada nesta terça-feira (5) nas redes sociais do restaurante da chef Bruna Martins; clientes repecutiram a escolha do novo ponto
Tradicional no bairro Santa Tereza, restaurante Birosca s2 vai mudar para o Lourdes
Birosca s2 - Santa Tereza

Com a renomada chef mineira Bruna Martins no comando, o Birosca s2 vai mudar de endereço: sairá da rua Silvianópolis, no bairro Santa Tereza, localizado na Zona Leste de Belo Horizonte, e vai para o Lourdes, na região Centro-sul da capital mineira. A escolha do novo local foi justificada pela chef como resultado da “vontade de crescer e a necessidade de mudança” que “ficaram fortes demais”. Para os amantes da cena boêmia belo-horizontina, há uma boa notícia: o restaurante continuará funcionando no Santa Tereza pelos próximos dois meses, agosto e setembro. 

“Com o coração cheio de gratidão e um frio na barriga, a Birosca se prepara para sair do Santa Tereza e se aventurar pelas esquinas do Lourdes – numa casa que resistiu serena entre prédios imensos e que agora será transformada no nosso novo lar”, escreveu Bruna Martins nas redes sociais. 

Apesar da mudança, a chef aponta que a história dela é intrínseca ao bairro Santa Tereza e à Zona Leste de BH. “Santa Tereza é parte da minha identidade. É onde moro com minha família há mais de uma década e onde estou construindo minha primeira casa própria. E o espaço que ocupamos hoje vai continuar existindo — e, com o tempo, quem sabe, receberá outra história tão bonita quanto a nossa”, explicou.,

Repercussão 

Nos comentários da publicação, vários amantes da comida do Birosca s2 repercutiram a mudança. “É aquela história… O filho precisa se separar da mãe para crescer. Mas leva sempre sua origem por onde for. Tenho certeza que assim será com a Birosca no novo endereço”, escreveu um internauta. 

A nova localização, que ainda não teve o endereço completo divulgado, também gerou críticas a Martins, vista por alguns clientes como “nobre demais”. “Tô bem triste com essa notícia! Eu amo o fato de ser no Santê, com toda a atmosfera boêmia”, comentou uma pessoa. “Que pena deixar o ‘Santê’, penso que um dos grandes charmes da casa era exatamente estar fora do circuito Lourdes”, disse outra. 

Saída de chefs da Zona Leste para região Centro-sul

Assim como o Birosca s2, no ano passado, o Nicolau Bar da Esquina, do Chef Leo Paixão, fechou as portas no Horto – também na Zona Leste de Belo Horizonte – e foi para o Belvedere, na região Centro-Sul. Na época, a mudança gerou polêmica nas redes sociais, devido aos argumentos do chef para saída da região, um deles era que o restaurante ficava em uma rua pouco movimentada e mal iluminada. 

“O que gerou série de invasões ao nosso imóvel com roubos repetidamente, o que nos deixou desanimados. Processos de vizinhos por causa de barulho, mesmo sempre respeitando o horário, vidros de carros quebrados e flanelinhas de tornozeleira eletrônica intimidando nossos clientes foram nosso limite”, escreveu Paixão na época.  

Dessa forma, como a cozinha de Bruna Martins também está saindo de uma região considerada ‘boêmia’ pela população e vai para um local mais nobre, alguns clientes estão comparando as mudanças feitas pelos restaurantes. “Que pena! Em ‘Santê’ tinha todo o charme e sabor para quem não se identifica com os bares Zona Sul! Como outro bar que voou de ‘Santê’ para a região dita nobre e metro quadrado em busca desse público $$$$”, comentou uma cliente. 

Em resposta a uma pessoa que disse que o processo que ocorre com o Birosca s2 é o mesmo que ocorreu com o restaurante Nicolau Bar da Esquina, a chef respondeu: “Claro que não é o mesmo. Só é pra quem não conhece a história da birosca e a minha história. Mas entendo que quem precise fazer uma análise e julgamento rasos, identifique tudo no mesmo barco. Uma pena”. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas