Regional Geral

BH é a terceira capital do Brasil com maior número de pessoas trabalhando em home office

Dados do IBGE referentes a 2025 mostram 168 mil trabalhadores atuando principalmente de casa em BH

2 min de leitura
BH é a 3ª capital com maior proporção de trabalhadores em home office | Foto: Magnific

Belo Horizonte tem 168 mil pessoas trabalhando principalmente de casa, segundo dados da Pnad Contínua do IBGE referentes a 2025, divulgados nesta quarta-feira (23). O número coloca a capital mineira em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com mais trabalhadores em home office, atrás apenas de São Paulo, com 543 mil pessoas, e do Rio de Janeiro, com 287 mil.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

No Brasil, 6,65 milhões de pessoas trabalham principalmente de casa, o equivalente a 7,9% dos trabalhadores.

BH também é terceira em proporção de trabalhadores em home office

Quando o critério muda para o percentual de ocupados em home office, BH mantém a terceira posição, com 15,2%, quase o dobro da média nacional de 7,9%. Porto Alegre lidera com 18,7%, seguida de Recife, com 15,4%. 

Na sequência do ranking aparecem Florianópolis (13,7%), Curitiba (12,3%), Belém (11,9%), Fortaleza (11,8%) e Goiânia e João Pessoa (11,6% cada). O Rio de Janeiro figura na 12ª posição, com 10,3%, e São Paulo aparece apenas na 18ª, com 9,3%.

Como o home office evoluiu nas capitais

São Paulo, que liderava com folga o ranking absoluto, viu o número de trabalhadores em casa cair de 887 mil em 2022 para 543 mil em 2025, uma redução de 344 mil pessoas em três anos. 

Florianópolis, que liderou o ranking de proporção pelos últimos três anos anteriores, caiu para o quarto lugar na edição mais recente. Esse é um reflexo de como muitas empresas brasileiras abandonaram o regime remoto após a pandemia da Covid-19.

Conteudos relacionados

Mão segurando cartão roxo do Nubank nos EUA com logo Mastercard em destaque

Economia

Nubank lança nova versão de programa de benefícios que prevê sorteios de R$ 500 mil para clientes

Garrafa do azeite Mantikir Coratina sobre superfície de madeira, com ramo de oliveira ao fundo

Regional

Azeite mineiro é eleito o segundo melhor do Hemisfério Sul

Grafite em parede.

Geral

Viçosa regulamenta grafite como arte e cultura urbana