BH recebe Encontro Mulheres de Negócios
Para inspirar mulheres a realizar seus sonhos, negócios e projetos, por meio do empreendedorismo, o Sebrae Minas promove o Encontro Mulheres de Negócios, no dia 8 de março. O evento será presencial, na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. Os participantes devem apresentar o comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e levar 1 kg de alimento – entrada solidária. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla. As vagas são limitadas.
Durante o encontro será discutido o tema ‘Empoderamento digital e seus desafios’, com a apresentação de histórias de sucesso de empresárias e empreendedoras brasileiras. São presenças confirmadas no evento: Rachel Patrocínio (palestrante e empreendedora social em projetos de empoderamento feminino e construção de autonomia digital), Maria José Lima (proprietária da Mazé Doces Artesanais do Brasil), Natali Giulia Soares (CEO do e-commerce LF Comprinhas), Gracielle Santos (palestrante, entusiasta de Direito, empreendedorismo, tecnologia e inovação) e Michelle Chalub (analista do Sebrae Minas e embaixadora do projeto Sebrae Delas).
Para a analista do Sebrae Minas Marinez Silva, a proposta do evento é incentivar as participantes a se manterem firmes em suas atividades profissionais, mesmo diante de barreiras sociais. “Além de ser um marco na retomada das atividades presenciais do Sebrae Minas, o encontro vai homenagear as mulheres em seu dia, dando a elas a oportunidade de network, troca de conhecimento e fortalecimento da rede de empreendedorismo feminino”, destaca.
Mulheres empreendedoras
De acordo com a versão mais recente da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em 2020, os homens empreenderam mais que as mulheres. A taxa de empreendedorismo masculino no Brasil (36,9%) ficou 10,6 pontos percentuais acima da registrada entre mulheres (26,3%).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, o estudo apurou que empreendedores iniciais do sexo masculino estavam envolvidos em atividades mais diversificadas (cerca de 14), enquanto as mulheres se dedicavam a apenas seis, com destaque para “cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza” e “comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” – cerca de 10% delas se dedicavam a cada uma dessas atividades. Foram 7,4 e 5,7 pontos percentuais acima dos homens, respectivamente.
Já no que diz respeito ao “sonho de empreender”, entre as mulheres esse desejo superou em 12 pontos percentuais o “sonho de fazer carreira em empresa”. No caso dos homens, a relação foi de aproximadamente 15 pontos percentuais.
Programação Encontro Mulheres de Negócios
8h30: Café de boas-vindas
9h30: Palestra Empoderamento digital feminino, com Rachel Patrocínio
10h30: Palestra Tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor, com Mazé Lima
11h30: Painel Mulheres empreendedoras
12h30: Encerramento
Serviço
Data: 8 de março de 2022
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada)
Informações: (31) 3379-9206 ou (31) 3379-9207
Inscrições: https://www.sympla.com.br/encontro-mulheres-empreendedoras__1480987
Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Obrigatória a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Ouça a rádio de Minas