Gestão

Caxambu é o primeiro município a aderir ao programa ‘Cidades do Futuro’

Iniciativa do governo estadual impulsiona a inovação nos municípios mineiros
Caxambu é o primeiro município a aderir ao programa ‘Cidades do Futuro’
Caxambu, no Sul de Minas, adere à iniciativa como pioneira | Foto Divulgação / Prefeitura de Caxambu

Em busca de diversidade no setor produtivo e desenvolvimento das potencialidades da região, a cidade de Caxambu, no Sul de Minas, é a primeira a aderir ao programa do Governo de Minas, ‘Cidades do Futuro’, que tem como objetivo impulsionar a inovação tecnológica nos municípios mineiros.

O programa foi lançado em novembro do ano passado no Delta Forum 2023, pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e visa aumentar a eficiência das atuações locais, simplificar as demandas e acelerar os processos com foco na geração de emprego e no fomento à qualidade de vida dos mineiros

Outro ponto importante do programa é contribuir com a diversificação do setor produtivo, por meio da inovação tecnológica, de forma que as cidades criem novas formas de rentabilidade econômica.

Nesta quinta-feira (7/3), a adesão da cidade do Sul de Minas ao programa será oficializada em um evento com a presença do governador Romeu Zema e lideranças políticas da região, em cerimônia a ser realizada no Hotel Glória, na cidade. Além de Caxambu, outros municípios também assinarão o termo de aderência ao programa durante o evento. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cidades do Futuro

Criado com o objetivo de fomentar a inovação, a inteligência e a tecnologia nos municípios mineiros, o Cidades do Futuro é um programa criado pelo governo estadual voltado para as administrações públicas municipais do Estado. 

Em busca de contribuir com os municípios a criar soluções tecnológicas de forma a tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis a todos, o programa possui pilares que norteiam os processos em busca de eficiência, simplificação, mensuração do andamento, impulsionamento dos ecossistemas, além da capacitação dos servidores municipais para a garantia da eficiência do processo de implementação dessas soluções.

Com isso, a ideia é que os municípios busquem melhorias administrativas, com o foco em inovação, na gestão municipal.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas