Gestão

5 dicas para melhorar a sua linguagem corporal no mercado de trabalho

Saiba como a comunicação não verbal pode ser determinante para o sucesso da sua carreira profissional
5 dicas para melhorar a sua linguagem corporal no mercado de trabalho
Foto: Reprodução Adobe Stock

Para quem deseja crescer no mercado de trabalho, ter atenção com as palavras não é o suficiente. É preciso observar também o que o seu corpo pode estar, eventualmente, comunicando. Por isso, ter uma linguagem corporal condizente com a mensagem que se anseia transmitir é fundamental.

“A linguagem corporal é um recurso poderoso. Saber utilizá-la com consciência ajuda o profissional a transmitir mais confiança, empatia e credibilidade. Expressões faciais, contato visual, postura e até mesmo a forma de caminhar transmitem mensagens que influenciam a percepção de colegas, líderes e recrutadores. De nada adianta dizer que está confiante se o corpo revela o contrário. O desequilíbrio entre fala e gestos pode gerar desconfiança ou até prejudicar a comunicação”, destaca o diretor nacional da Microlins, empresa de capacitação profissional, Rafael Cunha.

Em processos seletivos, por exemplo, a linguagem corporal pode ser um diferencial. “Recrutadores observam atentamente as reações dos candidatos. Um aperto de mão firme, um sorriso genuíno ou uma postura segura fazem diferença na hora de conquistar uma vaga”, acrescenta.

Se você deseja potencializar a sua comunicação não verbal, veja a seguir as cinco dicas listadas pelo executivo.

Mantenha uma postura ereta e aberta

A sua apresentação demonstra segurança e disponibilidade, transmitindo confiança ao recrutador e até mesmo no ambiente de trabalho.

Faça contato visual

Estabeleça uma conexão visual que transmita interesse e credibilidade. Mantenha a cabeça erguida sem desvio de foco.

Evite gestos excessivos ou inquietação constante

Gesticulações em excesso podem distrair o recrutador ou revelar insegurança. Se possível, permaneça com as mãos sob as pernas. Dessa forma, é melhor para evitar possíveis erros.

Cuide das expressões faciais

O rosto é seu cartão de visitas. Assim, as expressões faciais devem estar em sintonia com o tom da conversa da entrevista de emprego.

Respeite o espaço pessoal dos outros

Proximidade excessiva pode causar desconforto; mantenha uma distância neutra, não tão longe ou perto. 

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas