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Veja o ranking dos CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn

Estudo da FGV EAESP analisou as publicações de 250 empresários realizadas na plataforma
Veja o ranking dos CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn
Foto: Reprodução Adobe Stock

O CEO Gilberto Tomazoni, da brasileira JBS, empresa que atua no segmento de alimentos, figurou em primeira posição no ranking dos diretores-executivos com maior presença no LinkedIn, rede social para empregos e negócios, popular no mundo corporativo.

O empresário ficou acima de nomes como Marco Stefanini, da Stefanini IT Solutions (2º), empreendimento especializado no setor de tecnologia e informática; e Gustavo Werneck, da Gerdau (3º), empresa referência no setor siderúrgico.

Os dados são de um estudo realizado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), divulgado pela FGV há três semanas, que teve o intuito de analisar a comunicação dos CEOs das grandes empresas brasileiras no LinkedIn.

Para isso, foram avaliadas as publicações feitas por 250 empreendedores em 2022, considerando fatores como frequência de postagens, base de seguidores e engajamento.

Veja o Top 10 dos CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn

  • 1º – Gilberto Tomazoni – JBS;
  • 2º – Marco Stefanini – Stefanini IT Solutions;
  • 3º – Gustavo Werneck da Cunha – Gerdau;
  • 4º – Pablo Di Si – Volkswagen;
  • 5º – Antonio Filosa – Stellantis;
  • 6º – Sidney Klajner – Hospital Albert Einstein;
  • 7º – Stéphane Maquaire – Grupo Carrefour Brasil;
  • 8º – Jean Jereissati Neto – Ambev;
  • 9º – Jeane Tsutsui – Fleury Medicina e Saúde;
  • 10º – Augusto Lins – Stone Pagamentos.

Segundo o estudo, os CEOs que figuraram na lista atuam como representantes das empresas na plataforma social, e fazem a publicação de postagens relacionadas aos negócios, premiações empresariais, eventos, divulgação de grandes resultados financeiros e realização de parcerias.

Outro fator destacado na pesquisa é a atenção de empresários como Tomazoni e Werneck para a agenda de sustentabilidade social e corporativa ao divulgar conteúdos dos pilares ESG no LinkedIn.

Posts de CEOs chegam a 110 mil interações

Em relação ao engajamento, o levantamento registrou, no máximo, quase 110 mil interações e, no mínimo, 21 interações. Os CEOs brasileiros do ranking de maior presença na rede social, tiveram, no menor valor, 41 publicações, com média registrada em 74.078 interações.

As postagens com maiores índices de engajamento médio, se concentravam em artigos e imagens, ao contrário da publicação de vídeos, carrossel ou enquetes.

Conforme os resultados ilustrados na pesquisa, os CEOs que desejam expandir sua presença e alcance no LinkedIn devem focar em publicações com maiores chances de interações do usuário, além de evitar conteúdos de celebração.

Quase metade dos CEOs se mantém ausente da rede social

O estudo feito pela FGV cita que, embora a presença de líderes de empresas seja vista como positiva pelos clientes e demais stakeholders, quase metade deles se manteve ausente das redes sociais no período pesquisado.

Dentre os executivos analisados:

  • apenas 5% têm presença regular e engajadora, com 75 ou mais posts por ano;
  • cerca de 50% da amostra é formada por executivos com atuação esporádica nas redes sociais, com até 74 posts por ano;
  • e os outros 45% referem-se a executivos ausentes no LinkedIn, sem perfil ou sem nenhuma postagem ao longo de um ano.

Pesquisas anteriores, feitas nos Estados Unidos, na Ásia, Austrália e Nova Zelândia já haviam detectado que cerca de 50% dos CEOs não têm perfil no LinkedIn.

Para os pesquisadores, a presença das lideranças nessa rede social pode trazer vários benefícios para as empresas:

“Uma presença ativa dos CEOs nas mídias sociais pode trazer benefícios para a organização e para o próprio executivo. Do ponto de vista da empresa, a interação do principal líder nas redes pode reforçar o posicionamento estratégico e os valores organizacionais e reunir diferentes stakeholders em torno de um objetivo comum. Há evidências, ainda, de efeito positivo na reputação e no desempenho financeiro do negócio. Para o CEO, aumenta a probabilidade de ser visto como um líder que se importa com seus stakeholders, a marca pessoal ganha força e a visibilidade no mercado aumenta”, diz trecho da publicação.

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