Crédito: Pixabay

De acordo com o último Censo, o Brasil conta com 45 milhões de pessoas com deficiência. Além das dificuldades com a mobilidade e o preconceito, os profissionais enfrentam também uma barreira para entrar no mercado de trabalho. Em Minas, 35 mil deles estão em ocupações formais (Dados Rais 2018).

Para refletir sobre esses dados e sugerir ações que contribuam para melhores condições de vida, o Senac promove a 7ª edição do seminário “O papel da educação e o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados”. Este ano, o evento será on-line e acontece no dia 24 de setembro, a partir das 9h. As inscrições devem feitas com antecedência pelo Sympla.

“Como instituição de ensino, fomentamos a importância do papel da educação na qualificação das pessoas com deficiência e reabilitados. Além disso, levamos orientações para que as empresas promovam, de fato, a inclusão”, salienta Ana Roberta Cruz, coordenadora do Rede de Carreiras – serviço gratuito do Senac que auxilia os processos seletivos e presta consultoria para as empresas que recebem profissionais com deficiência ou reabilitados.

O seminário acontecerá em setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09). A programação foi adaptada e reflete temas relacionados à pandemia, como o novo cenário de contratação. Também serão discutidos assuntos como a importância da qualificação profissional e a evolução da legislação trabalhista.

Programação

9h – Apresentação artística – Dudu do Cavaco – Músico Instrumentista, faz parte do grupo de samba “Trem das Onze” e foi o primeiro músico com síndrome de Down do Brasil a gravar um CD.

9h10 – A evolução da legislação da pessoa com deficiência x pandemia – Patrícia Siqueira (coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho – SRT/MG) e Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná)

9h40 – Perspectiva no RH na contratação de pessoas com deficiência pós-pandemia – Romário e Ricardo Fot (servidores públicos e palestrantes dos temas: motivação, atitude e determinação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho)

10h10 – A importância da formação profissional para o trabalho – Bruno da Silva (assistente administrativo no Senac, idealizador e diretor de conteúdo na mindset Da Vitória e na Prosa Contábil), Kátia Gomes (digitadora) e Renato Gonçalves (auxiliar de escritório)