Gestão

Universidade de BH oferece consultoria gratuita em Gestão de Pessoas a pequenas empresas

Iniciativa faz parte de projeto de extensão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da instituição
Universidade de BH oferece consultoria gratuita em Gestão de Pessoas a pequenas empresas
Os atendimentos serão presenciais e agendados / Crédito: Reprodução/ Una Aimorés

Empresas de pequeno porte têm, agora, a oportunidade de receber consultoria gratuita na área de Gestão e Pessoas. A cortesia é da People Consultoria Júnior, projeto de extensão da Una Aimorés, localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da instituição, sob a orientação de professores especializados, estarão à disposição para oferecer suporte às empresas interessadas. 

Para o primeiro semestre de 2024, as inscrições já estão abertas, e podem ser realizadas neste link. Serão selecionadas 10 empresas para a consultoria.

O público-alvo são as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que têm faturamento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões. O número de funcionários pode variar de 10 a 49 colaboradores nos setores de comércio e serviços, e de 20 a 99 colaboradores nos setores de indústria e construção.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Capacitação em Gestão de Pessoas

O curso, conduzido pelos alunos, será focado em quatro pilares essenciais da Gestão de Pessoas: 

  • Recrutamento e Seleção; 
  • Treinamento de Desenvolvimento; 
  • Performance;  
  • Cultura e Clima Organizacional. 

Estas áreas são consideradas fundamentais para a estrutura completa de uma organização, conforme destaca o coordenador dos cursos de Gestão e Negócios da Una Aimorés e orientador do projeto, Felipe Gouvêa.

Segundo o docente, o recrutamento e seleção, quando bem executados, permitem a atração e retenção de talentos, reduzindo a rotatividade de funcionários. O treinamento e desenvolvimento são cruciais para a constante qualificação dos colaboradores. 

Já a gestão de performance visa identificar e reconhecer os melhores desempenhos na organização, enquanto a cultura e clima organizacional contribuem para uma empresa competitiva e duradoura no mercado, segundo Gouvêa.

Treinamento para os futuros profissionais da área

Além de oferecer suporte valioso para as empresas, essa atividade prática tem um impacto significativo na formação dos futuros profissionais da área. A Consultoria Júnior proporciona aos alunos o desenvolvimento tanto de habilidades interpessoais quanto técnicas, ligadas ao diagnóstico e planejamento empresarial. 

“É uma atividade prática de alto impacto, pois permite a seus participantes o desenvolvimento de soft skils (características da personalidade, comportamento e as habilidades sociais ou emocionais de um profissional) e hard skills (conhecimentos e habilidades técnicas que podem ser aprendidas e comprovadas), ligados ao processo de diagnóstico e planejamento empresarial”, conta Gouvêa.

Sob a supervisão dos coordenadores do projeto, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma consultoria, preparando-se assim para os desafios do mercado de trabalho.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas