Verde Ghaia lança pacto pela sustentabilidade

O termo compliance está em alta. E não é à toa. Atualmente, organizações de todos os portes e segmentos buscam incorporar o termo, que significa estar de acordo e cumprir com todas as normas, requisitos, regulamentos e leis aplicáveis à atividade desempenhada por uma empresa.
Com o intuito de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente indicados às práticas de negócios, o Grupo Verde Ghaia, especializado em soluções para implementação de compliance nas organizações, lançou o Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade (PICS).
A iniciativa oferece diretrizes para a promoção da ética e do crescimento sustentável por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. “O PICS não é um instrumento obrigatório ou regulatório para fiscalizar políticas e práticas gerenciais. É uma ação voluntária para engajar as organizações a aderirem a uma jornada íntegra baseada na estruturação de compliance. Queremos estimular outras empresas a caminharem junto com a Verde Ghaia neste processo”, explica o CEO e sócio do Grupo Verde Ghaia, Deivison Pedroza.
Além de ser uma forma de conduta, o PICS é um investimento que amplia a competitividade dos negócios em um mundo em acelerada transformação. Antes mesmo do seu lançamento oficial, o pacto já conta com o apoio de dirigentes de mais de 84 empresas como Bayer, Cargill, Monsanto, Mondelez, Heineken Brasil, Accor, CPFL, Telefônica, Gerdau, Itatiaia, Renault, Sodexo, entre outras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao fazerem parte do pacto, as organizações se comprometem com os cinco princípios básicos: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Responsabilidade Corporativa e Deliberação Ética.
Outros nove compromissos completam a iniciativa, são eles: Conformidade Legal, Transparência, Governança, Gestão de Riscos, Prevenção, Integridade, Anticorrupção e Antissuborno, Segurança da Informação e Auditória Periódica.
Para Pedroza, estar em compliance deve ser o objetivo de toda organização séria e ética. “Ao assinarem o PICS, as organizações se comprometem junto à comunidade e aos mais diversos stakeholders e shareholders de toda a carga de obrigações que lhes cabem nas mais diversas áreas. Dentre elas, ambiental, ocupacional, responsabilidade social, segurança na cadeia logística, gestão de energia, segurança de alimentos, antissuborno e anticorrupção”, enfatiza.
A iniciativa conta com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal (PPI) e do Grupo Voto. Para aderir ao PICS as empresas devem entrar no site www.pactocompliance.com.br, baixar a carta de compromisso, submetê-la à assinatura do principal executivo da organização e preencher o formulário. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas