Lula diz que Brasil não aceita interferência, após Trump defender Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (7) que o Brasil é um país soberano que não aceita “interferência ou tutela” de quem quer que seja, e ressaltou que ninguém está acima da lei.
A declaração foi feita em nota oficial divulgada pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter publicado em sua rede Truth Social uma crítica ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, chamando de “caça às bruxas”, e fazendo um apelo para que o ex-presidente seja deixado em paz.
- Leia também: Trump acusa Brasil de promover ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro e elogia ex-presidente
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, afirmou Lula na nota.
Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado após perder a eleição de 2022 para Lula.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Pouco depois, em entrevista coletiva durante reunião de cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, Lula disse que não comentaria a publicação de Trump e mostrou irritação com a declaração do líder norte-americano.
“Não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Para mim, tem coisa mais importante para comentar do que isso”, afirmou o presidente.
“Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida, não na nossa.”
Conteúdo distribuído por Reuters
Ouça a rádio de Minas