Trump acusa Brasil de promover ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro e elogia ex-presidente

Trump defendeu nesta segunda-feira (7) o ex-presidente Jair Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta segunda-feira (7) o ex-presidente Jair Bolsonaro do que chamou de “caça às bruxas”, sem citar nominalmente quem estaria por trás da suposta perseguição.

“Eu tenho observado, assim como o mundo, como eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano”, escreveu em publicação na rede social Truth Social, em que denuncia uma “coisa terrível no tratamento” de Bolsonaro.

O republicano elogia o ex-presidente como uma “líder forte” e um “negociador muito duro” nas questões de comércio internacional. “Ele não é culpado de nada, além de lutar pelo seu povo”, escreveu.

Trump disse ainda que as eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi “muito apertada”. Acrescentou, sem apresentar números, que Bolsonaro lidera pesquisas eleitorais.

O líder da Casa Branca evocou paralelos com os julgamentos que ele próprio enfrentou na Justiça americana e sugeriu que o brasileiro é alvo de um “ataque a um oponente político”.

“O único julgamento que deveria acontecer é um julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se Eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”, concluiu.

Conteúdo distribuído por Estadão Conteúdo

André Marinho
Sobre o autor

André Marinho

Estadão Conteúdo


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Especial
Aos 94 anos, Diário do Comércio revisita as campanhas que ajudaram a moldar Minas