BH aparece em 460º lugar em ranking de melhores cidades do mundo; veja lista

Em um ranking de melhores cidades do mundo em termos de economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança, Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, figura na 460ª posição.
O relatório “Global Cities Index 2024“, divulgado nesta semana pela consultoria Oxford Economics, analisou as mil maiores cidades do planeta, de 163 países, que, juntas, somavam 30% da população mundial e 60% do PIB global no ano passado.
Foram considerados, para montar o ranking, um total de 27 indicadores, como, por exemplo, nível de escolaridade dos moradores, condições climáticas e crescimento da taxa de emprego (veja a lista completa ao final deste texto).
Ao todo, 29 cidades brasileiras entraram no levantamento. Nenhuma delas aparece entre as 200 melhores do mundo. A que figura em melhor posição é São Paulo, em 294º lugar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Belo Horizonte é oitava melhor cidade do Brasil
Segundo o ranking, Belo Horizonte é a oitava melhor dentre as maiores cidades do País – atrás, por exemplo, de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Considerando apenas a categoria de meio ambiente, duas cidades brasileiras se destacam: Fortaleza (CE) e Natal (RN), que aparecem em segundo e quarta posições, respectivamente, dentro desse indicador.
A categoria em que Belo Horizonte computou melhor pontuação foi justamente a de meio ambiente: chamada no passado de “cidade-jardim”, a capital mineira apareceu em 178º lugar nesse quesito.
Nas outras categorias as posições foram menos interessantes: 414º em economia; 495º em capital humano; 569º em governança e 670º lugar no quesito qualidade de vida – bem atrás de Florianópolis, que ficou em 423º lugar em qualidade de vida, a melhor nota para essa categoria no país.
Confira a posição das cidades brasileiras no ranking mundial
- 294ª: São Paulo
- 309ª: Brasília
- 356ª: Rio de Janeiro
- 384ª: Campinas
- 395ª: Florianópolis
- 418ª: Porto Alegre
- 458ª: Curitiba
- 460ª: Belo Horizonte
- 496ª: Fortaleza
- 515ª: Joinville
- 518ª: Vitória-Vila Velha
- 524ª: Goiânia
- 535ª: Campo Grande
- 543ª: Natal
- 545ª: Ribeirão Preto
- 554ª: São Gonçalo
- 556ª: Baixada Santista
- 560ª: Manaus
- 573ª: Aracaju
- 579ª: Sorocaba
- 581ª: Recife
- 611ª: São José dos Campos
- 617ª: Belém
- 620ª: João Pessoa
- 622ª: Salvador
- 633ª: Grande São Luís
- 635ª: Cuiabá
- 728ª: Teresina
- 794ª: Maceió
Quais são as 10 melhores cidades do mundo?

As melhores cidades do mundo, no topo do ranking da Oxford Economics, considerando todos os 27 indicadores, são as seguintes:
- Nova York, Estados Unidos
- Londres, Reino Unido
- San Jose, Estados Unidos
- Tóquio, Japão
- Paris, França
- Seattle, Estados Unidos
- Los Angeles, Estados Unidos
- São Francisco, Estados Unidos
- Melbourne, Austrália
- Zurique, Suíça
Os 27 indicadores considerados pelo estudo da Oxford Economics são os seguintes: PIB, crescimento do PIB, PIB per capita, crescimento do emprego, estabilidade econômica, diversidade econômica, nível de escolaridade, universidades, sedes corporativas, crescimento populacional, perfil etário, população de imigrantes, expectativa de vida, renda por pessoa, igualdade de renda, despesas com habitação, espaços culturais e de lazer, velocidade da internet, qualidade do ar, intensidade das emissões de CO2, desastres naturais, anomalias de temperatura, anomalias de chuva, instituições, estabilidade política, ambiente de negócios, liberdades civis.
Ouça a rádio de Minas