Itatiaia

CCJ da ALMG aprova projeto de privatização da Copasa

A votação ocorreu após dias de negociações
CCJ da ALMG aprova projeto de privatização da Copasa
Foto: Bruno Favarini / ALMG

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto que autoriza a privatização da Copasa. A votação ocorreu após dias de negociações e depois do adiamento da última quinta-feira (13), quando deputados da base e da oposição pediram mais tempo para analisar o grande número de emendas apresentadas.

O Projeto de Lei 4.380/2025, enviado pelo governador Romeu Zema (Novo), prevê a venda da Copasa e destina os recursos ao abatimento da dívida de Minas Gerais com a União, dentro das regras do programa federal Propag. Após a aprovação na CCJ, a matéria segue agora para as próximas comissões antes de ser encaminhada ao plenário da ALMG.

Confira a matéria na íntegra

Vaga no STF: Lula vai reunir com Pacheco e Alcolumbre antes de bater o martelo

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse nesta segunda-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir ainda nesta semana com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para falar sobre a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Embora o favorito para substituir Luís Roberto Barroso na Corte seja o advogado-geral da União, Jorge Messias, Pacheco conta com o apoio dos senadores, inclusive do próprio Alcolumbre, de quem é um aliado próximo. Lula, no entanto, já declarou que sua intenção é que o parlamentar mineiro seja candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.

Entenda

Nikolas projeta que Bolsonaro estará em ‘cárcere privado’ nas próximas semanas

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) projeta para as próximas semanas a transição da prisão de Jair Bolsonaro (PL) do regime domiciliar para o fechado nas próximas semanas. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (17) na Região Oeste de Belo Horizonte, o parlamentar fez críticas ao Poder Judiciário e afirmou que visitará o ex-presidente na sexta-feira (21).

Nikolas esteve em BH para a inauguração de um stand de tiros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e, em entrevista, comentou a situação de Bolsonaro. Com os recursos negados no processo de tentativa de golpe de Estado, pelo qual foi condenado a 27 anos e três meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente deve ser encaminhado ao regime fechado nos próximos dias.

Clique aqui e veja mais detalhes

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas