Itatiaia

Discussões sobre o Propag podem ser retomadas na próxima semana pela ALMG

As análises dos projetos de lei que tratam da adesão estão suspensas desde a última semana
Discussões sobre o Propag podem ser retomadas na próxima semana pela ALMG
Foto: Redes sociais | reprodução

As discussões sobre o Propag, o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas Estaduais com a União, não devem ser retomadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) antes da reunião de líderes, prevista para acontecer no início da próxima semana.

As análises dos projetos de lei que tratam da adesão estão suspensas desde a última semana, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto com novos prazos sobre o programa que renegocia o débito mineiro – atualmente na casa dos R$ 170 bilhões.

Saiba detalhes

Propag: Codemig diz que sigilos no mesmo dia de decreto de Lula foram ‘coincidência’

O diretor de Administração e Finanças da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Helger Marra Lopes, afirmou que a imposição de sigilo a 13 documentos da estatal no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou mudanças nas regras de refinanciamento das dívidas dos estados foi uma “coincidência”. Os fatos aconteceram na terça-feira (7) da última semana.

Lopes foi entrevistado no Itatiaia Agora desta quarta-feira (15) e falou sobre a recente polêmica envolvendo a classificação de 13 documentos da Codemig como sigilosos. A decisão tomada pela gestão do governador Romeu Zema (Novo) impacta nas negociações feitas junto ao governo federal no âmbito do Programa de Pleno Pagemento de Dívidas dos Estados (Propag).

Saiba o que Helger Marra Lopes disse

Diretor da Codemig nega que documentos sigilosos apontam valor da estatal

O diretor de Administração e Finanças da Codemig e da Codemge, Helger Marra Lopes, afirmou que os documentos tornados sigilosos pelo governo Zema na semana passada sobre contratos das estatais mineiras não tratam do valor das empresas.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, na tarde desta quarta-feira (15), Helger defendeu a necessidade estratégica de se manter os sigilos das informações, uma vez que o governo está à mesa de negociações para renovação do contrato de exploração da Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia (CBMM).

Veja entrevista com Helger

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas