Estudo propõe câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeite de oliva

O azeite de oliva é o segundo produto alimentício mais fraudado do mundo. No Brasil, as fraudes mais comuns são a mistura de outros óleos ao produto final. Um estudo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) propõe uma abordagem inovadora para determinar a qualidade dos azeites.
A tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, de Amanda Souza Anconi, aponta novos métodos com o uso de câmeras de smartphones para medir parâmetros de qualidade do produto, como a acidez livre (AL), que indica a quantidade de ácidos graxos livres, e o índice de peróxido (IP), usado para medir a oxidação do azeite.
Mais de 10 mil litros de azeite impróprio são apreendidos em SP; confira marca e lote
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), apreendeu 10.800 litros de suposto ‘azeite de oliva extravirgem’ em um centro de distribuição de supermercados em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.
A ação ocorreu três dias após divulgação da lista de produtos fraudados, na última sexta-feira (21).
Projeto que cria agência reguladora de transportes é aprovado em 1º turno pela ALMG
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na tarde desta terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei de autoria do Executivo que cria a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig).
Agora, a proposta vai retornar para comissão de mérito, a de Administração Pública (APU). As votações na comissão e no 2° turno, em plenário, irão ocorrer após o Carnaval.
Ouça a rádio de Minas