Ex-ministro de Bolsonaro livra Lula de devolver relógio Cartier de R$ 60 mil

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020 à corte, livrou o presidente Lula (PT), nesta quinta (7), de devolver um relógio Cartier, avaliado em R$ 60 mil, dado de presente.
Segundo Oliveira, o TCU não tem competência para definir quais itens devem ir para o acervo da Presidência e quais podem ficar sob o poder de ex-presidentes. Em julho, Bolsonaro e 11 aliados foram indiciados pela PF por participação em esquema de venda ilegal de joias recebidas de presente pela Arábia Saudita – e que entraram ilegalmente no Brasil. Desde o fim do inquérito, a defesa do ex-presidente tenta associar os presentes de Bolsonaro ao relógio Cartier de Lula.
O ministro Jorge Oliveira, que proferiu o voto que consolidou maioria no TCU, é militar da reserva, e próximo de Bolsonaro. Ele já prestou assessoria jurídica para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e, antes de ser indicado pelo ex-presidente ao TCU, foi ministro da secretaria-geral da Presidência.
Entenda como Bolsonaro pode ser beneficiado da decisão
Por que o dia dos pais é comemorado em agosto no Brasil?
Data importante para a celebração das famílias – e para as vendas do comércio -, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Neste ano, a data comemorativa cai no dia 11. Mas nem sempre foi assim!
Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebra São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. O dia dedicado ao santo mudou para o dia 26 de julho, mas o oitavo mês do ano fez sucesso entre os comerciantes, que ganharam um período para aquecer as vendas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia dos Pais é lembrado em junho. Já em países europeus como Itália, Portugal e Espanha, a data escolhida foi 19 de março, dia de São José.
Termina o prazo para seleção de mesários: saiba se você foi selecionado para as Eleições 2024
O prazo para divulgação dos nomeados para atuar como mesários nas eleições deste ano terminou nesta quarta-feira (7). Os inscritos já podem consultar se foram convocados.
A medida vale para aqueles que se candidataram a oferecer apoio logístico ou participar do teste de integridade das urnas eletrônicas.
Para verificar a convocação, os inscritos devem entrar em contato com o cartório eleitoral ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo Estado. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível acessar os links e telefones dos tribunais regionais.
Saiba como confirmar seu nome ou recusar o posto caso tenha sido chamado
Ouça a rádio de Minas