Governo de Minas estuda expandir a malha ferroviária para melhorar o transporte no Estado

O governo de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira (12) um novo plano de transporte focado na ampliação das ferrovias e na integração regional. O plano, que inclui mais de 4.500 projetos, prevê estudos para um ferroanel em Belo Horizonte, visando desviar o transporte de cargas da área urbana, e a criação de um trem regional de passageiros entre Divinópolis e Belo Horizonte. Além disso, busca a reativação da hidrovia do São Francisco no Norte de Minas, em parceria com a Bahia e o Ministério de Portos e Aeroportos, para orientar futuros investimentos públicos e privados no estado.
Dívida: Comitê Gestor do Propag em MG se reúne pela primeira vez nesta sexta (13)
O Comitê Gestor do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) de Minas Gerais se reúne nesta sexta-feira (13), em Belo Horizonte, para discutir a avaliação de ativos federalizáveis. Diante da impossibilidade do BNDES de realizar o valuation até o prazo de adesão de 30 de outubro, o vice-governador Mateus Simões informou que o estado solicitará ao Ministério da Fazenda a permissão para apresentar uma lista provisória de bens. O objetivo é que Minas Gerais possa abater parte de sua dívida de R$ 165 bilhões com a União por meio da utilização de imóveis e estatais, além de reduzir os juros.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Governo Federal aprova aeroporto de Varginha para receber novo equipamento
O Governo Federal confirmou a possível instalação de um Sistema PAPI (Indicadores de Precisão da Trajetória de Aproximação) no aeroporto de Varginha, um investimento estimado em R$ 1,5 milhão. Segundo o vereador Dudu Ottoni e a deputada federal Greyce Elias, que solicitou a medida, o equipamento é crucial para a segurança das operações aéreas e beneficiará até mesmo aviões de carga do Porto Seco local. O aeroporto de Varginha atende aos requisitos de classificação, e o investimento está no planejamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil, que definirá as estratégias de execução.
Ouça a rádio de Minas