Legislação

Ainda não tem todas as informações para declarar o IR 2025? Saiba o que fazer

Prazo para entrega da declaração se encerra no próximo dia 30 de maio, às 23h59
Ainda não tem todas as informações para declarar o IR 2025? Saiba o que fazer
Foto: Reprodução Freepik

Na última semana para a declaração do Imposto de Renda 2025, muitos brasileiros ainda não fizeram a prestação de contas junto à Receita Federal. Para se ter uma ideia, no fim da última semana, o órgão informou que cerca de 15 milhões de contribuintes ainda estavam pendentes com o Leão. Em alguns casos, além da pressão pelo término do prazo, que vai até o próximo 30 de maio, a falta de toda a documentação necessária preocupa.

Caso a pessoa não tenha todos os documentos em mãos, o aconselhável é fazer a declaração e, em seguida, realizar uma declaração retificadora. “Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina; porém, depois do envio, devem preparar o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”, explicou o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

Além de lidar com a ausência de documentos, o contribuinte que ainda vai realizar a declaração do Imposto de Renda 2025 pode enfrentar congestionamento no sistema da Receita Federal.

“Se deixar para o último dia, poderá encontrar problemas como falta de documentos ou dados inconsistentes e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”, alerta Domingos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Como fazer uma declaração retificadora

O procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum. No campo Identificação do Contribuinte, no entanto, deve ser informado que a declaração é retificadora.

Também é preciso ter atenção para o modelo a ser entregue, que deve ser o mesmo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. Além disso, é fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.

Qual é o prazo para o contribuinte realizar o procedimento? 

O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina. 

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas