Alteração da bandeira de Belo Horizonte é amplamente rejeitada pelos eleitores

Não foi desta vez que a bandeira de Belo Horizonte (MG) foi alterada. A maioria esmagadora dos eleitores da capital mineira decidiu manter o símbolo em sua forma atual, com o brasão da cidade em destaque.
Nestas eleições, os moradores de Belo Horizonte, além de votar para os candidatos a prefeito e a vereador, também puderam decidir sobre a mudança da bandeira da cidade, em uma consulta popular. A pergunta que apareceu na urna foi: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”
Com 97,31% das urnas apuradas, às 20h08, 84,29% dos eleitores (ou 1.056.517 pessoas) votaram “não”. E apenas 15,71% (196.940 eleitores) optaram pelo “sim”.
Além disso, 82.359 eleitores votaram em branco e 30.257 anularam seu voto. Veja a seguir:

A alteração da bandeira tinha sido promulgada na Câmara Municipal de Belo Horizonte em agosto do ano passado, mas dependia de aprovação em referendo para passar a valer.

A atual bandeira da Capital é o brasão de armas da cidade sobre um fundo branco.
Já a bandeira alternativa tem como cores predominantes o azul, verde e amarelo, fazendo alusão às cores da bandeira do Brasil. Ela retrata o nascer do sol por trás da Serra do Curral. Ela foi desenhada pelo designer Gabriel Figueiredo e se tornou Projeto de Lei (483/2023) de autoria dos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos).
Ouça a rádio de Minas