Aposentados da PBH nascidos em janeiro já devem fazer prova de vida de 2026; veja prazos
Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) precisam realizar a prova de vida ao longo de 2026 para manter o pagamento dos benefícios. O primeiro grupo chamado, de nascidos em janeiro, é formado por 1.704 pessoas. Os aposentados têm até o dia 31 deste mês para cumprir a exigência e, caso não realizem a prova de vida, os pagamentos podem ser suspensos até a regularização.
Ao todo, 22.646 beneficiários estão convocados para o procedimento, que deve ser feito obrigatoriamente no mês de aniversário. Conforme a administração municipal, a confirmação anual é exigida para evitar irregularidades no recebimento dos valores.
Canais para fazer a prova de vida
A prova de vida pode ser feita de forma digital ou presencial. No formato on-line, o procedimento ocorre pelo aplicativo gov.br. Para utilizar essa opção, é necessário ter biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral ou no Departamento de Trânsito, além de conta ativa no aplicativo.
Após acessar o gov.br com login e senha, o beneficiário deve selecionar a opção “Prova de Vida”, autorizar a solicitação e realizar o reconhecimento facial com a câmera do celular. Concluída a etapa, o status é atualizado para autorizado.
- Leia também: INSS notifica 4 milhões de beneficiários para fazer Prova de Vida e evitar bloqueio do pagamento
Quem optar pelo atendimento presencial pode realizar a prova de vida nas agências do Banco Bradesco, instituição conveniada à Prefeitura. O procedimento está disponível no atendimento gerencial ou nos terminais de autoatendimento com leitura biométrica, preferencialmente entre os dias 11 e 25 de cada mês. Ao final, é necessário retirar o comprovante emitido pelo equipamento. No caso de pensionistas menores de 18 anos, a ida ao banco deve ser acompanhada pelo pai, mãe ou representante legal.
Pessoas impossibilitadas
Há exceções previstas para beneficiários impossibilitados de locomoção por motivo de saúde, para aqueles declarados absolutamente incapazes por decisão judicial e para quem reside ou está temporariamente no exterior. Nessas situações, os procedimentos específicos estão disponíveis no Portal da Prefeitura, na área de Acesso Rápido, em Prova de Vida.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão informou ainda que 432 beneficiários não regularizaram a prova de vida referente a 2025, sendo 300 deles aniversariantes de dezembro.
Para quem nasceu de fevereiro a julho e ainda está pendente, a regularização deve ser feita exclusivamente na Central de Atendimento ao Servidor, na Avenida Augusto de Lima, nº 30, 1º andar, no Centro. Já os aniversariantes de agosto a dezembro devem procurar uma agência do Bradesco.
A Prefeitura alerta que não solicita dados pessoais ou bancários por telefone e não realiza ligações com mensagens gravadas para tratar da prova de vida.
Ouça a rádio de Minas