Legislação

Balas Dori serão recolhidas por risco de contaminação por salmonella; entenda

Saiba quais são os lotes e entenda os riscos de consumo dos produtos
Balas Dori serão recolhidas por risco de contaminação por salmonella; entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União uma resolução proibindo a comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de sete balas fabricadas pela empresa Dori Alimentos. A ação foi tomada após a agência ter recebido da própria fabricante um comunicado relatando recolhimento voluntário dos doces, devido ao risco de contaminação por Salmonella Muenchen.

A empresa informou ter detectado o risco “durante a verificação de rotina nos seus controles de segurança de alimentos”, em produtos fabricados na unidade fabril de Rolândia (PR), no período compreendido entre 21/06/24 e 10/07/24.

Conforme nota da Anvisa, “as próximas etapas da medida incluem, conforme descrito na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 655/2022), divulgação de mensagem de alerta pela empresa, identificação das medidas adotadas pela empresa visando investigar e corrigir o ocorrido e acompanhamento da ação de recolhimento pela Vigilância Sanitária”.

Confira os produtos da Dori e lotes das balas recolhidas:

A Dori Alimentos, por sua vez, publicou em seu site, um comunicado aos consumidores informando que iniciará o recolhimento voluntário das balas, distribuídos em âmbito nacional devido ao potencial de contaminação e alertou para os riscos: “A ingestão de Salmonella Muenchen pode causar infecção gastrointestinal, cujos sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, febre e vômito”, diz o comunicado da empresa.

“Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, completa a publicação.

A empresa também pediu aos consumidores que adquiriram os produtos desses lotes que não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori Alimentos, pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h, ou por e-mail ([email protected]), para o esclarecimento de dúvidas sobre o recolhimento e/ou sobre o processo de reembolso, sem quaisquer custos aos consumidores.

Ainda segundo a Dori, todos os outros produtos da empresa, incluindo produtos como os acima de outros lotes e datas de validade, são considerados seguros para consumo. “A Dori reforça seu compromisso contínuo com a qualidade, transparência e a saúde e segurança de seus consumidores”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas