Legislação

Black Friday: Febraban alerta para golpes e lista orientações para compras seguras

Período aumenta ação de fraudadores; veja dicas para evitar golpes em sites, redes sociais, Pix, boletos e uso do cartão
Black Friday: Febraban alerta para golpes e lista orientações para compras seguras
Foto: Reprodução Unsplash

Nesta última semana de novembro, a Black Friday está movimentando o comércio físico e virtual pelo Brasil — período que já ganhou até nome: “Esquenta Black Friday”. Apesar de significar uma oportunidade a mais para o consumidor aproveitar bons preços e condições especiais, há também o risco de ação de golpistas. É o que alerta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com as inúmeras campanhas de marketing, também surgem golpes usando “engenharia social”, que consiste em enganar os usuários, passando-se por empresas conhecidas ou lojas específicas, para que eles forneçam informações pessoais e confidenciais que serão usadas para concretizar golpes financeiros.

“No período de pré-Black Friday, aconselhamos que o cliente pesquise os preços dos itens que pretende comprar e verifique a reputação do varejista. Verifique também fatores como prazo de entrega e meios de pagamento disponibilizados. Esses cuidados são importantes para que o consumidor evite compras por impulso”, alerta o diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban, Walter Faria.

Também é importante desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do normal e tomar cuidado com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como o Instagram.

Saiba como se proteger dos golpes durante a Black Friday

Nas compras on-line

  • Prefira sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações.
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar seus dados bancários.
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando houver poucas opções.
  • Sempre cheque as políticas de troca e devolução das lojas.
  • Dê preferência ao modelo de compra garantida, no qual a plataforma retém o valor até a confirmação positiva do comprador.

Atenção às redes sociais e em perfis falsos

Como citado anteriormente, desconfie sempre de promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Além disso, nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso a promoções da Black Friday.

Golpistas também costumam criar perfis falsos de lojas e patrocinar posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatível e comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas.

Atenção com o uso do cartão

  • Opte por cartão virtual nas compras on-line.
  • Use o serviço de avisos por SMS ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado a cada transação, instantaneamente.
  • Em compras presenciais, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a senha. Se identificar problemas no visor, a transação não deve ser concluída.
  • Insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso o tenha entregue ao vendedor, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu — golpistas podem aproveitar momentos de aglomeração para fazer a troca.

Cuidados com o Pix e boletos

Sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Ao escanear o QR Code, confira todos os dados da transação e certifique-se de que o dinheiro será recebido pela loja correta. Só depois disso faça a transferência.

No caso de boletos, confira quem é a empresa beneficiária no momento do pagamento, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço da página de internet para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.

Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link.

Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas