Legislação

CRC de Minas traz avanços e novas perspectivas para a área contábil

CRC de Minas traz avanços e novas perspectivas para a área contábil
Crédito: DIVULGAÇÃO / CRCMG

Após o primeiro ano de gestão à frente do CRCMG, a presidente Suely Maria Marques de Oliveira fala um pouco sobre as conquistas e os desafios de 2022, além das perspectivas para este ano.

1. Quais foram as principais conquistas na área de desenvolvimento profissional em 2022? E quais são as expectativas para 2023?

Em 2022, o CRCMG atuou para ampliar e fortalecer os trabalhos desenvolvidos, promovendo cursos, fóruns e eventos presenciais e a distância, totalizando mais de 210 ações, que contaram com mais de 31 mil participações de profissionais com registro ativo no Conselho (equivalendo a 57% do cadastro profissional). Em 2019, quando ainda realizávamos somente eventos presenciais, esse percentual não chegava a 15%. Tivemos uma participação significativa dos profissionais nas edições do Café com o Contabilista, com mais de 8 mil participantes. Em 2023, continuaremos com essas ações e, como destaque, cito a XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que ocorrerá em junho, em Belo Horizonte, além de várias edições do Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional, que serão realizadas em diversas regiões do Estado.

2. E quanto ao registro de novos profissionais e das organizações contábeis, houve um crescimento?

Em 2022, tivemos aproximadamente 700 registros de organizações e mais de 2 mil registros de profissionais. Nos últimos dois anos, o número de novos registros foi superior ao número de baixas no Conselho, um resultado que representa uma evolução positiva de registros ativos. Em 2023, continuaremos buscando essa evolução da classe em nosso Estado. E, além disso, pretendemos investir em ações que fortaleçam a profissão a longo prazo.

3. Como a senhora avalia a atuação do Conselho quanto à fiscalização em 2022?

O CRCMG atuou de forma preventiva na fiscalização, realizando mais de 5 mil diligências em todo o Estado. Nós entendemos que, antes do profissional receber a fiscalização, é preciso que ele entenda um pouco mais sobre o assunto e a sua importância. Por isso, em 2022, iniciamos um trabalho de conscientização dos profissionais sobre essa questão. Com essa iniciativa, embora tenham sido emitidas mais de 5.000 notificações em 2022, o número de autos de infração lavrados foi de 662. Além disso, podemos destacar que 66% dos processos foram julgados dentro do prazo estipulado pelo CFC, que é de 180 dias. Esses resultados foram alcançados graças ao importante trabalho da equipe técnica do Conselho e, também, dos conselheiros, a quem agradeço pelo comprometimento.

4. Qual foi a estratégia do Conselho para atingir os profissionais e a sociedade, conscientizando-os da sua importância?

Em 2022, mantivemos um contato próximo com os profissionais e a sociedade, por meio, principalmente, das redes sociais. Foram mais de 2 mil publicações nas redes sociais e mais de 60 vídeos publicados na TV CRCMG, além dos informativos, jornal, revista e colunas veiculadas em rádio. Também contamos com o valoroso apoio dos delegados representantes, que atuam em cada região do estado, sempre nos apoiando em nossas ações.

5. E nas demais áreas, quais realizações e resultados merecem destaque?

Em 2022, foram muitas as conquistas. Lançamos o novo portal do CRCMG e o Espaço do Profissional da Contabilidade e prosseguimos com os processos internos para a construção da nova sede do Conselho. Também tivemos mais uma confirmação do importante trabalho realizado: pelo quarto ano consecutivo, fomos agraciados com o prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais, durante a Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, dessa vez, na modalidade de Regulamentação da Execução Contratual (fiscal e gestor), um reconhecimento muito importante.

6. Qual avaliação a senhora faz desse primeiro ano da gestão 2022/2023?

É difícil falar sobre o próprio trabalho, mas estamos nos empenhando, de maneira conjunta, para cumprir com o nosso dever e para corresponder à confiança de todos. Esse trabalho já vem sendo reconhecido, já que a avaliação dos profissionais foi positiva: em 2022, obtivemos um percentual de 76% de satisfação na nossa pesquisa anual, enviada a todos os profissionais da contabilidade com registro ativo.

7. Qual mensagem a senhora gostaria de deixar para os profissionais da contabilidade?

Gostaria que todos os profissionais da contabilidade se aproximassem do Conselho, que estivessem conosco, trabalhando e participando dos eventos. Estamos levando eventos de alta qualidade para o interior do Estado e para a Capital. Conheçam o Conselho, nossas atividades e atribuições!

Painel Contábil
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas