Legislação

Convergência Digital agiliza a emissão de certificados por empresas

Ferramenta dispensa validação por dez anos
Convergência Digital agiliza a emissão de certificados por empresas
A Autoridade de Registro Convergência Digital lançou o serviço tecnológico “Passaporte para a Liberdade” | Crédito: Divulgação

Quem é empreendedor no Brasil sabe que a frase “tempo é dinheiro” está longe de ser só um ditado popular. Faz parte do dia a dia das empresas. Foi com este compromisso que a Autoridade de Registro Convergência Digital, referência no mercado de tecnologia da identidade eletrônica de pessoas, empresas e sites no ambiente digital, lançou o “Passaporte para a Liberdade”. Esta é a primeira ferramenta a permitir ao titular de qualquer empresa a possibilidade de emitir certificados digitais do tipo PF, PJ, A1 ou A3, sem perder tempo passando pela validação presencial ou por videoconferência.

O serviço, que não é cobrado do cliente, dispensa a necessidade de validação por dez anos, permitindo que, com apenas dois cliques, o cliente ou seu contador possa emitir o certificado. “Emitimos qualquer tipo de certificado digital em apenas duas horas”, afirma o gerente da empresa, João Ribeiro.

A Convergência Digital, localizada em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é referência em soluções de identidade eletrônica de pessoas, empresas e sites e disponibiliza também certificados do tipo SSL e open finance.

A ferramenta “Passaporte para a Liberdade” se tornou ainda mais importante devido à adesão massiva de pessoas físicas e jurídicas ao Sistema de Cadastro Positivo, modalidade de análise creditícia que, segundo o presidente da Associação Nacional de Bureaux de Crédito (ANBC), Elias Safe, ajuda a “tornar, visíveis para o mercado”, consumidores e empresas, antes desconhecidas, ampliando a possibilidade de networking e a ampliação da venda de seus produtos e serviços, colocando na balança o histórico de bom pagador junto a eventuais negativações.

“Graças ao CadastroPpositivo, essas empresas tiveram mais facilidade em expandir seus negócios a partir da primeira consulta. Estudo recente no setor de bureaux de crédito demonstrou que 2,1 milhões de empreendedores foram beneficiados com acesso a este tipo de empréstimo, em que é exigida a utilização da Certificação Digital”, afirma Safe.

Os clientes da Convergência Digital contam com mais um benefício para facilitar a inserção no Sistema de Cadastro Positivo, que, conforme dados da ANBC, possibilita a concessão de crédito de pessoa física em 74% e de pessoa jurídica em 80%. Segundo o gerente da Convergência Digital, as empresas que adquirem os produtos oferecidos por sua empresa ainda recebem outras vantagens.

Crédito

“Nós oferecemos um bureau de crédito que pertence aos cinco maiores bancos do país (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e BB). Como o serviço de análise creditícia e cadastral é regulamentado pelo governo, foi exigido que a nossa solução ofertasse o Cadastro Positivo justamente para nossos concorrentes, como Serasa, SPC e Boa Vista, porque afinal temos a maior parte dos correntistas brasileiros e, portanto, o histórico de pagamento de quase toda população do País”, explica Ribeiro.

Conforme o gerente, os consumidores dos produtos oferecidos pela Convergência Digital também podem adquirir um sistema de gestão de documentos digitais, de assinatura eletrônica e de fluxo de signatários com validade jurídica e uso de WhatsApp Oficial.

Como sua cobrança é feita por fluxo, e não por signatários ou documentos, a ferramenta é mais competitiva comercialmente que as concorrentes e ainda tem a vantagem de poder ser integrada a sistemas como o Entreprise Resource Planning (ERP) da empresa no sistema white label. O sistema é ideal para quem precisa trafegar documentos que necessitam ser assinados com garantia legal do ato jurídico, como contratos de compra e venda. Isso gera mais competitividade, economia de papel e demais insumos, mas, especialmente, ganho de tempo e energia para assinar documentos, sem perder a proteção jurídica necessária, conforme a Lei das Assinaturas Eletrônicas.

“Como nossa cobrança é feita por cascata, sem consumo mínimo, o comprador só paga o que usar. Só isso já seria o suficiente para demonstrar diferencial em relação a outros players. Mas vamos além, a ferramenta é uma solução da maior Autoridade de Certificação do Brasil, então a segurança da informação permeia todas as etapas de assinatura, com ou sem certificado digital, mas sempre com validade jurídica, chegando a uma economia de 87% na gestão de documentos”, afirma Ribeiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas