Legislação

Ex-presidente da OAB-MG responderá no Tribunal de Ética e Disciplina por disseminar notícias falsas

Raimundo Cândido Júnior gravou e divulgou um vídeo disseminando notícias falsas durante evento em apoio ao sobrinho Raimundo Cândido Neto, atual candidato à presidência da OAB-MG
Ex-presidente da OAB-MG responderá no Tribunal de Ética e Disciplina por disseminar notícias falsas
Foto: Victor Schwaner

Decisão da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG) determinou que a conduta do ex-presidente da entidade por cinco mandatos, Raimundo Cândido Júnior, conhecido como Raimundinho, seja apurada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da instituição.

Durante evento de apoio ao sobrinho Raimundo Cândido Neto, atual candidato à presidência da OAB-MG, Raimundinho gravou e divulgou um vídeo disseminando notícias falsas, reconhecidas pela comissão eleitoral como conduta antiética, que, de ofício, encaminhou o tema para análise do Tribunal de Ética e Disciplina.

Deste modo, a Comissão Eleitoral da Ordem mineira, após analisar as afirmações de Raimundinho, determinou que os membros da chapa do sobrinho, denominada OAB Pra Você, se abstenham de divulgar o vídeo que contém notícias falsas, sob pena de multa e até cassação do registro da chapa.

O documento da Comissão Eleitoral aponta que as afirmações de Raimundinho teriam o objetivo de “descontextualizar todos os fatos para beneficiar a candidatura de seu sobrinho”.

Por fim, a decisão diz que Raimundo Cândido Júnior teria “incorrido em infrações disciplinares, estando sujeito a sanções por parte do Conselho Seccional em que está inscrito, bem como nas sanções do Código Penal, a exemplo do artigo 154 do Código Penal”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas