Legislação

Fim da era dos ‘sócios ocultos’

Lógica de cobrar comissões sobre vendas, mesmo sem gerar valor direto na cadeia produtiva na mira. Confira também outros destaques de Legislação
Fim da era dos ‘sócios ocultos’
Crédito: Reprodução Pexels

A lógica de cobrar comissões sobre vendas, mesmo sem gerar valor direto na cadeia produtiva, está em xeque. Essa é a visão de André Cruz, cofundador e CEO da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas on-line, e autor do livro ‘Guia Politicamente Incorreto Para Empreendedores Digitais. “Estamos vivendo o fim da era dos ‘sócios ocultos’. O mercado não tolera mais intermediários que enriquecem às custas do esforço alheio”, afirma.

A crítica se refere ao padrão dominante de grandes marketplaces, aplicativos e plataformas de intermediação, que retêm até 30% do valor transacionado em nome de acesso e visibilidade. Segundo Cruz, isso cria um desequilíbrio estrutural, penalizando justamente quem cria, vende ou entrega valor real.

Veja, a seguir, outros destaques de Legislação:

Precedentes trabalhistas

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) criou a Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas, que será realizada anualmente em agosto, com o objetivo de promover a consolidação de precedentes na Justiça do Trabalho. A primeira edição do evento ocorrerá entre 12 e 15 de agosto de 2025, na sede do tribunal, em Brasília (DF).

A iniciativa, assinada pelo presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, visa fortalecer a Política de Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios, promover a capacitação de magistrados e servidores e incentivar práticas que garantam maior segurança jurídica, isonomia, celeridade processual e eficiência administrativa. Durante a semana, o TST, o CSJT e os Tribunais Regionais do Trabalho darão prioridade à inclusão de precedentes qualificados nas pautas de julgamento e de afetação.

Reintegração de aposentado

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) anulou a dispensa de um técnico de produção da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e determinou sua reintegração no emprego. O motivo da demissão foi o fato de ele ter se aposentado pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Mas o colegiado aplicou a tese do Supremo Tribunal Federal de que a dispensa com base na alegada proibição constitucional de cumulação da aposentadoria pelo RGPS com os vencimentos do emprego público é inconstitucional. O técnico se aposentou pelo RGPS em março de 2008 e, logo depois, foi dispensado, após 28 anos de serviço.

Inovação jurídica

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) está com inscrições abertas pelo link Certificação AB2L, até o dia 26 de junho, para a Certificação AB2L Infinite de Inovação Jurídica. A iniciativa reconhece organizações que se destacam por implementar práticas inovadoras, eficientes e alinhadas às transformações do setor jurídico.

Voltada a departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e órgãos da administração pública, a certificação avalia os participantes com base em quatro pilares estratégicos: inovação jurídica, gestão de pessoas, eficiência operacional e atuação como parceiro de negócios. As vagas são limitadas. A entrega da certificação será realizada durante o AB2L Lawtech Experience (AB2LEX), nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas