Legislação

Três hospitais em Minas Gerais recebem certificação de ensino do SUS

Seis unidades de saúde foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde como aptas para a formação de profissionais e produção de conhecimento
Três hospitais em Minas Gerais recebem certificação de ensino do SUS
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Três unidades de saúde de Minas Gerais receberam do Ministério da Saúde a certificação de ensino do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, assinou nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte, o documento que reconhece seis hospitais no País como aptos para atividades de ensino. O ato aconteceu no Hospital Sofia Feldman, um dos hospitais certificados.

Além do Sofia Feldman, também receberam a certificação o Complexo Hospitalar Mater Dei (MG), o Hospital das Clínicas de Bauru (SP), o Hospital Universitário de Vassouras (RJ), o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (RJ) e o Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG).

Os estabelecimentos certificados são voltados para a formação na área da saúde e têm estágios para estudantes e residência médica para que os profissionais da área possam se desenvolver. São lugares com produção de conhecimento e inovação em saúde.

Leia mais: Dívida da PBH com hospitais filantrópicos pode chegar a R$ 148 milhões até sexta (30), diz Federassantas

“O Ministério da Saúde está retomando depois de dez anos esse reconhecimento dos serviços que têm residência, que recebem estudantes de graduação, que são responsáveis pela formação de novos especialistas e passando então a reconhecer esses serviços enquanto hospitais de ensino. Para isso é preciso que o hospital tenha determinado número de direitos, que tenha determinada oferta de formação, exemplo de residência, graduação de medicina, graduação de enfermagem, e a partir do momento que esse hospital tem um reconhecimento, isso dá acesso a uma série de políticas públicas do Ministério da Saúde”, explica Felipe Proenço.

Processo de escolha dos hospitais

O secretário destaca que, para as instituições hospitalares, o processo é apresentar dados que comprovem a natureza acadêmica e pedagógica de suas atividades para a formação de profissionais da saúde.

“Foram seis instituições contempladas. Três delas aqui em Minas Gerais. Como é que deu essa escolha? Os hospitais deram entrada no processo, comprovaram que eles têm o processo de formação necessário. Checamos também com as bases oficiais do Ministério da Educação e do próprio Ministério da Saúde”, detalha Proenço.

A certificação desta quarta-feira acontece de forma alinhada com o programa Agora Tem Especialistas, que busca a formação de novos especialistas e também a oferta de serviços de saúde de alta complexidade.

Novas certificações em Minas

O secretário ressalta ainda que existem outros processos de certificação em andamento, e que o número de hospitais credenciados pode crescer em breve.

“A gente já tem mais hospitais que deram entrada na documentação e nós solicitamos mais informações. A gente ainda vai publicar novas portarias quanto a isso e a gente sabe que tem um grande potencial no País todo de novos hospitais de ensino. A gente estima inclusive que dos atuais 210 ainda haja pelo menos 800 hospitais que possam tentar essa certificação e a gente vai estar dando andamento no processo exatamente para ter esse reconhecimento junto desses serviços”, finaliza.

Leia também: Federassantas e PBH tentam acordo para evitar colapso da saúde em Belo Horizonte

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas