Legislação

Mais de 90 mil fraudes foram evitadas em Minas Gerais, aponta Serasa

Tecnologias de autenticação e prevenção são os principais aliados contra as fraudes
Mais de 90 mil fraudes foram evitadas em Minas Gerais, aponta Serasa
Foto: Adobe Stock

Enquanto em Minas Gerais, apenas no mês de julho, foram evitadas mais de 90 mil fraudes, o País registrou um montante superior 1 milhão de tentativas fraudulentas no período. O Estado figurou na terceira posição nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou mais de 286 mil tentativas; seguida pelo Rio de Janeiro, com mais de 97 mil tentativas de fraudes.

Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que mostram que, no mês de julho, ocorreram, em média, 3.672 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes em Minas Gerais.

Com uma frequência mensal de uma ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o Brasil, a marca de 1.029.466 milhão foi o segundo maior índice mensal do ano até agora no País. Esse volume de diligências representa alta de 25,8% em comparação com o mesmo mês de 2023.

O levantamento apontou que as transgressões foram evitadas por meio de tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes. O Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, ressaltou que as ferramentas de proteção estão cumprindo seu papel, mas empresas e os consumidores devem seguir alertas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A proteção à fraude deve ser constante, uma vez que os criminosos se atualizam constantemente, buscando novas maneiras de concretizar os golpes. Portanto, é crucial que as empresas continuem investindo significativamente em soluções antifraude, tornando-as cada vez mais robustas e eficazes”, alertou Rocha.

O executivo ainda acrescentou que a conscientização e a educação do consumidor sobre práticas seguras são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças.

Veja quais foram os tipos de fraudes mais evitadas em julho

  • 58,1% por inconsistências nos dados cadastrais;
  • 31,9% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica
  • e 10,1% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.

No Brasil, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros de fraudes (52,9%) e o setor de “Varejo” foi o que teve a menor recorrência (2,0%).

Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%).

Evite fraudes: veja dicas de especialistas para se proteger

Consumidores

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador.
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas