Novos modelos de escritórios de contabilidade: saiba qual é o mais adequado para a sua realidade!

Algumas rotinas são indispensáveis para os profissionais da contabilidade, como manter o registro ativo junto ao CRCMG, atuar de forma ética e profissional, manter-se atualizado quanto às demandas do mercado e atentar ao ambiente de trabalho. Afinal, é no escritório que você interage com os seus clientes e onde os colaboradores convivem. Por esse motivo, é importante refletir qual mensagem o seu escritório está passando, já que é preciso encará-lo como uma marca e reforçar o seu branding sempre que possível, inclusive na decoração do espaço.
Já se foi o tempo em que a única escolha possível para uma organização contábil era aquele típico escritório tradicional, com profissionais devidamente uniformizados, móveis clássicos e cores neutras. Hoje em dia, as possibilidades são diversas, como escritórios descolados, modernos e coloridos; escritórios nômades, utilizando espaços compartilhados como um coworking ou até mesmo um café charmoso da sua cidade. Enfim, as possibilidades são variadas.
A busca por esses espaços diferenciados vem crescendo. Segundo uma pesquisa do Internacional Workplace Group, que gerencia espaços de coworkings em todo o mundo, a busca no Brasil por esses espaços cresceu 97% no primeiro trimestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Mas, para decidir se esse tipo de local funciona ou não para você, é necessário, antes de tudo, definir o seu público-alvo. Só assim, tendo pleno conhecimento do seu nicho de clientes e dos seus objetivos, é possível fazer uma escolha adequada para a sua rotina.
Um bom exemplo é um escritório que atenda clientes com um perfil mais jovem. Nesse caso, combina um ambiente físico descontraído. Já para um escritório que prioriza atendimentos de pessoas e empresas com perfil mais conservador, provavelmente um espaço neutro e tradicional será a melhor alternativa. É necessário adaptar e analisar cada situação para realizar a melhor escolha. Além disso, optar por um ambiente mais descolado pode melhorar até mesmo a produtividade dos seus colaboradores. Segundo a Sociedade Americana de Designers de Interiores, a qualidade do ambiente de trabalho já é a terceira maior preocupação dos funcionários, e essa satisfação se reflete em um melhor atendimento ao cliente.
Importante visualizar que tudo está diretamente relacionado aos seus posicionamentos no mercado. É fundamental sempre recalcular a rota e analisar se as suas escolhas até o momento estão atendendo ao seu público, além de nunca se esquecer do seu posicionamento digital, que faz toda a diferença atualmente. Olhando tudo de maneira interligada e complementar, não há erro: basta prestar atenção se o seu ambiente físico está sendo uma extensão das demais áreas e também das pessoas que o compõem.
Você pode estar se perguntando: se eu tiver um espaço de trabalho, mas quiser fazer uma migração para outro estilo, como proceder? Se você fez uma análise do seu público e descobriu que o ambiente não está transmitindo a mensagem que deseja, o aconselhável é uma mudança completa, que pode começar pela identidade visual do escritório. Após essa alteração, é necessário adequar as suas redes sociais e toda a sua comunicação, site, linguagem, etc. Afinal, não adianta ter um ambiente descontraído e moderno, mas ter uma comunicação muito tradicional. Todas as áreas devem se integrar de forma que faça sentido, para que funcionem de maneira orgânica.
Agora, se você está em busca de um espaço para usar de maneira esporádica e eventual, recentemente o CRCMG inaugurou o “Espaço do Profissional da Contabilidade”, localizado na sede do Conselho e disponível para profissionais da contabilidade em trânsito, que necessitem realizar suas atividades fora do seu escritório. A utilização deve ser em caráter excepcional, desde que a atividade desenvolvida esteja relacionada à prática profissional. Para usufruir do ambiente, que conta com uma sala composta por uma estação de trabalho, equipada com microcomputador, três cadeiras e rede Wi-Fi, basta estar registrado e em dia com as obrigações no CRCMG. O agendamento pode ser feito pelo e-mail: [email protected].
Acesse crcmg.org.br para mais informações sobre essa novidade e também para conferir as demais ações do Conselho.
Ouça a rádio de Minas