OAB/MG prepara eleições internas
A Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB/MG) realizará, no fim de novembro deste ano, eleições internas para a renovação da diretoria e conselho seccional. Defendendo os ideais da modernidade, transparência, independência e fim de privilégios, o advogado Lucas Bessoni vem como pré-candidato para a presidência e lidera o movimento OAB de Cara Nova.
Saindo dos nomes tradicionais, o advogado espera trazer inovação para a OAB. “Há muito tempo não ocorrem mudanças na diretoria da OAB/MG. Por isso, apresentaremos algo novo, com pessoas capacitadas profissionalmente e com novos projetos. Nosso movimento não é apenas uma renovação, mas sim uma renovação com propostas e planejamento para melhorar as entregas para os associados da OAB”, destaca o advogado.
Atuando na área do direito eleitoral, Lucas Bessoni é atualmente o presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG) e foi o fundador e ex-presidente da Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais (AJA/MG). Durante seu período à frente da associação, entregou serviços úteis para o dia a dia dos jovens advogados, sem cobrar nenhuma anuidade, como parcerias para a promoção do empreendedorismo na advocacia junto ao Sebrae e convênios para a capacitação com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Além disso, promoveu sorteios de bolsas de pós-graduação com o Damásio Educacional para os associados e, também parceria com um escritório de contabilidade para que os novos advogados pudessem profissionalizar e regularizar seus escritórios.
O principal feito durante o seu mandato foi a redução em 20% da anuidade da OAB/MG para os associados da AJA/MG. “No final de 2018, a anuidade da OAB foi ajustada em 23,5%, atitude que incomodou bastante os advogados. Com isso, promovemos uma ação na justiça federal e conseguimos ganhar a sentença que reduziu para 20% o reajuste para os associados da AJA”, explica Bessoni.
À frente do movimento OAB de Cara Nova, Bessoni traz toda a sua experiência e defende a entrega de serviços de alta qualidade para toda advocacia, seja pública ou privada. “Observamos a necessidade de investir os recursos da OAB para serviços que realmente vão agregar e fazer diferença na carreira do advogado. Junto a isso, queremos modernizar os processos internos para oferecer uma entrega de serviços mais ágil, algo que falta no órgão hoje”, ressalta.
Ouça a rádio de Minas