Legislação

Secretário da Receita defende passos graduais em mudança da tributação sobre consumo

Secretário da Receita defende passos graduais em mudança da tributação sobre consumo
Segundo posicionamento da Receita, graduação passa pela criação da CBS e alterações no IPI | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Brasília – O secretário especial da Receita Federal, José Tostes, defendeu na sexta-feira (20) a adoção de passos graduais para a reforma na tributação sobre o consumo, citando a proposta do Executivo de unir PIS e Cofins num único tributo federal, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e modificações que estão sendo pensadas para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Graduação passa primeiro pela criação da CBS e essas alterações iniciais que pretendemos fazer no IPI, migrando no futuro para IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual”, disse ele, em referência a um modelo que posteriormente também abarcaria tributos de competência estadual e municipal.

Em audiência no Senado sobre a reforma da tributação sobre o consumo – que está estacionada no Congresso após o envio da proposta do Executivo no ano passado -, Tostes pontuou que as mudanças no IPI buscariam equalizar e padronizar alíquotas, criando alíquotas diferenciadas apenas para alguns produtos e alíquota modal para todos os demais. Numa segunda etapa o IPI seria extinto, com criação de um imposto seletivo.

Após a participação inicial de Tostes, o relator da PEC 110, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), criticou o fato de o secretário falar sobre a proposta da CBS, que está na Câmara.

“É demonstração que desistiram da reforma ampla”, disse ele. “Estamos aqui tentando levá-la diante”.

Rocha afirmou que irá apresentar na próxima semana seu parecer sobre a PEC, que abarca também a unificação de tributos de Estados e municípios numa reformulação mais ampla. Na Câmara há dificuldade para votar tanto o projeto de criação da CBS quanto a reforma tributária sobre o Imposto de Renda, completou ele. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas