Serviços digitais: Jucemg usa portal do governo federal

A partir de fevereiro, o acesso ao portal de serviços da Junta Comercial do Estado de Minas Geraisl (Jucemg) e da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim MG) passará a ser feito exclusivamente por meio do login Gov.Br. A iniciativa visa simplificar, para o cidadão mineiro, o acesso aos serviços públicos digitais das diversas esferas por meio de um login único, tendo como chave de entrada o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Atualmente, o login Gov.Br é utilizado de forma opcional pelos sistemas da Jucemg. O diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Junta Comercial, Henrique Petrocchi, ressalta que parte dos serviços prestados na Jucemg pela Redesim, em virtude das etapas de integração com a Receita Federal, já submete os usuários a utilizarem o login Gov.Br. “Desta forma, na perspectiva do usuário dos serviços, não haverá grandes impactos”, avalia.
Com a digitalização acelerada no governo federal e a busca ampliada aos serviços do portal único Gov.Br, o cidadão precisava de uma solução para um dos grandes gargalos para acessar os serviços digitais: a necessidade de vários cadastros, logins e senhas para resolver suas demandas junto ao governo.
Com a criação do login único, esse problema está ficando para trás. Todos os dias, novos serviços são integrados à ferramenta e o cidadão só tem a ganhar com um canal que pretende ser o único para acessar os serviços do governo.
Atualmente, milhões de brasileiros já têm acesso simplificado a mais de 800 serviços governamentais. Em maio de 2020, o login único atingiu a marca histórica de 60 milhões de contas e a média de contas criadas em 2020 chegou a 3,6 milhões por mês.A adoção do Gov.Br está de acordo com as diretrizes de tecnologia da informação e comunicação do governo de Minas Gerais, que assinou com o governo federal o acordo da Rede Gov, que prevê a utilização do login único Gov.Br. (As informações são da Jucemg)
Ouça a rádio de Minas