Legislação

Varginha ganha Núcleo de Apoio Fiscal

Projeto tem o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Cefet-MG
Varginha ganha Núcleo de Apoio Fiscal
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Cefet-MG campus Varginha inauguraram o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O projeto conta com a participação de estudantes do curso de graduação em sistemas de informação, que serão selecionados e treinados nas próximas semanas para atendimento à população a partir de 23 de abril.

O NAF tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos. Por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais são qualificados e os contribuintes têm acesso aos serviços fiscais. A proposta é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento por meio da prática. O Cefet-MG campus Varginha oferece o espaço em que os estudantes serão capacitados pela Receita e prestarão os atendimentos.

O coordenador do NAF no Cefet-MG campus Varginha, professor Lázaro Silva, explica que o campus já possui outros projetos com a Receita, como o de descaracterização das TV Boxes, e em reunião surgiu a possibilidade da nova parceria. Com os aprendizados do NAF, os estudantes podem trabalhar na automação de processos administrativos e fiscais, desenvolver soluções tecnológicas, além de otimizar fluxos de informação e gestão de dados.

Ao participarem de um projeto com impacto direto na comunidade, os estudantes vivenciam a responsabilidade social da tecnologia, fortalecendo valores como ética, inclusão digital e compromisso com o bem-estar social. Segundo Lázaro, “essa experiência demonstra não apenas o domínio teórico, mas também a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos em contextos reais e sociais”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas