A transformação global passa pela educação

O Relatório Luz, apresentado em Nova York em 2024, revelou um panorama preocupante: 64% das 169 metas distribuídas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) registraram desempenho negativo. Entre os piores resultados, destaca-se o ODS 4, que visa “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. Das dez metas avaliadas nesse objetivo, cinco estão em retrocesso, duas ameaçadas, uma estagnada e outras duas com progresso insuficiente.
A dificuldade em avançar na educação reflete um sintoma grave em nosso País. Esse cenário resulta, em grande parte, de cortes nos investimentos, tentativas de privatização, ataques às políticas públicas e o descaso com as escolas públicas durante a pandemia. Contudo, quando analisamos mais de perto, percebemos que o problema é crônico, alimentado por um ciclo de pobreza e pela conivência de setores da sociedade que não priorizam a educação como elemento transformador.
A falta de avanço no ODS 4 não é apenas um problema educacional. É um entrave para todos os outros objetivos da Agenda 2030. A educação de qualidade é fundamental para promover a igualdade de gênero, erradicar a pobreza, impulsionar o crescimento econômico e combater as mudanças climáticas. Sem uma base educacional inclusiva e eficiente, as demais metas tornam-se inalcançáveis.
Como cidadãos, precisamos nos engajar na normalização do debate sobre os ODS. No papel de veículo de comunicação, na página do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global Movimento Minas 2032 (MM2032) fazemos pautas que articulam setores. Por isso, nossas reportagens são mais que registro. Fazem parte da transformação social.
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Vejo como jornalista e liderança que discutir sustentabilidade, justiça social e novas economias deve fazer parte do cotidiano, não como um discurso utópico, mas como uma oportunidade concreta de colaboração em prol de um mundo melhor. Acredito que pequenas iniciativas podem desencadear grandes mudanças.
O desafio é grande porque vivemos em uma sociedade instável. Porém, o século XXI também traz ferramentas tecnológicas e possibilidades de inovação social que permitem construir um mundo mais colaborativo.
Projetos como o Caderno Movimenta Minas, lançado no ano passado pelo MM2032 e o planner organizado pela Fundação Pitágoras exemplificam como a micropolítica apartidária feita pela sociedade civil organizada e pelo Terceiro Setor podem gerar impacto positivo. Convoco a todos a conhecerem tais instrumentos e colaborar para que estejam em todos os cantos de Minas Gerais.
Leia a reportagem: ODS podem ser ferramentas na educação
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