Movimento Minas 2032

ODS podem ser ferramentas na educação

Planner Pedagógico 2025 funciona como organizador, espaço para reflexão e inspiração
ODS podem ser ferramentas na educação
Coordenador do GT Educação e representante da Fundação Pitágoras no MM 2032, Silas Rocha liderou criação de e-book educativo | Crédito: Arquivo pessoal / Silas Rocha

A Fundação Pitágoras, membro do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), lançou a edição 2025 do Planner Pedagógico, uma ferramenta criada especialmente para educadores que buscam inovar suas práticas educativas. O download do material já está disponível gratuitamente no site da instituição.

O planner funciona como organizador, espaço para reflexão e inspiração. Com temas atuais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), Environmental, Social, and Governance (ESG), Soft Skills, Comunicação Assertiva e Não Violenta, Autoavaliação, entre outros, oferece ao educador instrumentos para planejamento de aulas com temas que facilitam a educação pela transformação global, feita a partir de iniciativas locais.

Pedagoga e vice-presidente da Fundação Pitágoras, Tânia Mara Nogueira ressalta a importância desses conteúdos no planejamento escolar: “Neste momento em que a educação enfrenta tantos desafios, o planejamento se torna essencial e é fundamental que os ODS sejam contemplados para que formemos gerações comprometidas com o bem-estar de todos e a vida na Terra”.

Ela destaca também que o Planner Pedagógico 2025 sugere temas que permitem ao educador se colocar como educando, já que a ferramenta promove a reflexão sobre o papel do educador na promoção de uma sociedade mais colaborativa e inclusiva. A especialista reforça ainda que a integração de temas como ESG e Soft Skills é um passo fundamental para preparar os alunos para os desafios do século XXI.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A iniciativa dialoga com o e-book educativo Caderno Movimenta Minas, elaborado pelo grupo de educação, liderado pelo coordenador do Grupo de Trabalho Educação e representante da Fundação Pitágoras no MM2032, Silas Rocha. Ele comenta que o e-book é também uma ferramenta essencial para instituições de ensino, secretarias municipais de educação e profissionais da área, bem como organizações, instituições e empresas comprometidas com a criação de um mundo mais sustentável e justo.

O material tem 38 páginas e é distribuído em nove capítulos. Em seu conteúdo, propostas educativas, informações, cursos, jogos interativos, oficinas e projetos com temas relacionados à Agenda 2030. O objetivo é fomentar o letramento social para que a sociedade compreenda seu papel na transformação social no Brasil.

Rocha complementa que, além de informar e sensibilizar, o material busca incentivar a implementação prática dos ODS em diversos contextos, promovendo mudanças comportamentais e estruturais que contribuem para a sustentabilidade global. Ele destaca como exemplos o “SuperSUS” da Fiocruz, que utiliza a tecnologia para promover o conhecimento e o engajamento com os ODS e o “Mutirão das Árvores”, que incentiva toda a sociedade em torno de uma grandiosa e unânime causa: o plantio de árvores.

“O e-book é mais do que um recurso educativo. É um convite para que toda a sociedade se envolva ativamente na construção de um mundo que seja um presente para o futuro. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás”, reitera.

O “Caderno Movimenta Minas, uma seleção de atividades educativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) está disponível para download gratuito.

Interessados em indicar iniciativas, articular apresentações e a disponibilização do material bem como outras informações sobre o movimento podem enviar e-mail para [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas