Movimento Minas 2032

Adriana Muls é homenageada com a Comenda Benfeitor 2025 na Câmara Municipal de BH

Presidente e Diretora Editorial do Diário do Comércio foi agraciada por sua trajetória dedicada ao voluntariado e pelo impacto social de suas iniciativas, como a coordenação do Movimento Minas 2032
Adriana Muls é homenageada com a Comenda Benfeitor 2025 na Câmara Municipal de BH
Adriana Muls é presidente do Diário do Comércio. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio

A presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, foi agraciada com a Comenda Benfeitor 2025 em solenidade realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na noite desta quinta-feira (28), Dia do Voluntariado. Adriana Muls foi reconhecida por sua trajetória dedicada ao voluntariado e pelo impacto social de suas iniciativas em Minas Gerais.

“Nós escolhemos a Adriana porque ela é uma benfeitora. Ela é uma pessoa que realiza o bem, boas ações. É um reconhecimento, um merecimento para a nossa sociedade”, declarou o vereador belo-horizontino Glauton Santiago Félix de Jesus (PSD), mais conhecido como Maninho Félix, criador da Comenda. Além da presidente do Diário do Comércio, outras pessoas e iniciativas foram homenageadas, como o grupo Doutores da Alegria.

No evento, Adriana Muls foi representada pela superintendente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e membro do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), Julia Caldas. O MM2032 foi criado e é coordenado por Adriana Muls.

“Com muita honra represento Adriana Muls, presidente do Diário do Comércio, idealizadora e coordenadora do Movimento Minas 2032, que busca parcerias para o alcance das metas globais, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ela é uma liderança extremamente sensível, engajada, em um dia tão importante, que é o Dia do Voluntariado”, afirmou Julia Caldas.

Adriana Muls foi representada na solenidade pela superintendente da Fundamig e membro do MM2032, Julia Caldas. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio
Adriana Muls foi representada na solenidade pela superintendente da Fundamig e membro do MM2032, Julia Caldas. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio

Atuação de Adriana Muls é marcada por iniciativas como o Movimento Minas 2032

Entre as ações que marcam a atuação de Adriana Muls está a coordenação do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), que busca mobilizar lideranças e instituições de diferentes setores em torno do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo reflexões e projetos concretos que fortaleçam o desenvolvimento de Minas Gerais.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segundo explica a própria Adriana Muls, são uma agenda mundial adotada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Estão incluídos nos ODS a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura de qualidade e confiável, industrialização inclusiva e sustentável, dentre outros.

Idealizado pelo Diário do Comércio em parceria com o Instituto Orior, o MM2032 já conta com a participação de cerca de 40 instituições incluindo a iniciativa privada, governos, instituições de ensino, entidades de classe, ONGs e movimentos afins. Saiba como fazer parte do movimento aqui.

Comenda Benfeitor homenageia nomes que fazem a diferença

A Comenda Benfeitor foi criada em 2023 para dar visibilidade a trajetórias que inspiram e mostram a força do voluntariado. De acordo com Maninho Félix, criador da Comenda, a homenagem, que é entregue anualmente, é definida a partir de critérios como atuação comprovada em ações voluntárias, o impacto positivo na vida da comunidade e a contribuição ética para o fortalecimento da cidadania em Belo Horizonte.

“A Comenda nasceu como uma iniciativa do meu mandato, justamente para valorizar pessoas e instituições que fazem a diferença no dia a dia da nossa cidade, mesmo que muitas vezes de forma silenciosa. O que diferencia a Comenda Benfeitor é que ela reconhece quem, com simplicidade e compromisso, dedica sua vida a ajudar o próximo”, declarou Félix.

Desde sua criação, a Comenda Benfeitor já homenageou os deputados Antônio Carlos Arantes e Wendel Mesquita, o empresário e ex-secretário Fabiano Cazeca, o educador social Tio Flávio Cultural, além de instituições “que carregam no seu trabalho a marca da solidariedade e da transformação social”, informou o parlamentar, em nota.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas