Movimento Minas 2032

Campanhas são fundamentais para destinação solidária do IR

Processo é pouco explorado pelos brasileiros e bilhões de reais que poderiam ser aplicados em projetos sociais vão para caixa único do governo; não há custos adicionais
Campanhas são fundamentais para destinação solidária do IR
Crédito: Reprodução Unsplash

A destinação solidária do Imposto de Renda (IR) ganha força no período de entrega da declaração. Porém, essa ainda é uma oportunidade pouco explorada pelos brasileiros. Todos os anos, bilhões de reais que poderiam ser aplicados em projetos sociais acabam indo para o caixa único do governo, sem garantia de aplicação em ações voltadas a quem mais precisa.

Em 2023, por exemplo, apenas 0,76% dos contribuintes destinaram parte do seu imposto ao Fundo da Criança e do Adolescente e apenas 0,47% ao Fundo da Pessoa Idosa. A falta de informação ainda impede que muitos percebam que essa ação não gera custos adicionais e impacta diretamente comunidades vulneráveis.

A destinação do IR é simples e gratuita para quem a realiza. Para informar, incentivar essa prática e esclarecer dúvidas, mobilizações organizadas como a campanha Leão Solidário, promovida por membros do Movimento Minas 2032 (MM2032) desempenham um papel essencial na conscientização da população.

Optar pela destinação solidária do IR é um direito e um dever da sociedade, garantindo que esses recursos sejam utilizados para transformar vidas. As mais de 800 mil instituições comprometidas com a assistência dependem dessas destinações para manter seus serviços essenciais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


E o impacto vai além da assistência: fortalece a economia local, gera empregos e melhora indicadores sociais como saúde e educação. Destine já seu IR e faça a diferença!

Leia a reportagem: Cultura da doação: ação de impacto e de cidadania

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas