Movimento Minas 2032

Colaboração nas empresas e os ODS: lucro e bem comum

Modelo de trabalho ainda é desafio no País; no Estado, MM 2032 articula soluções que favorecem a nova Economia
Colaboração nas empresas e os ODS: lucro e bem comum
Crédito: Reprodução Adobestock

Parece simples, porém o trabalho colaborativo em empresas, intersetorialmente e na sociedade, ainda é um desafio. De acordo com a definição de Vreede e Briggs (2005), colaboração é “articular um esforço comum em direção a um objetivo”.

Quando as empresas, governos e sociedade adotam uma cultura colaborativa, os resultados são mais eficientes: indivíduos mais engajados e protagonistas de suas ações e de seu o impacto positivo no mundo são responsáveis e, talvez, por isso, mais produtivos.

Esse modelo de trabalho alinhado à cooperação está diretamente conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, busca promover um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Estamos a cinco anos de 2030 e a agenda ainda está longe de ser alcançada. É urgente que trabalhemos colaborativamente.

Em Minas Gerais temos iniciativas como o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, organizado pelo Diário do Comércio para articular soluções pela economia e pelo desenvolvimento sustentável.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O trabalho desse grupo favorece o ecossistema de lucratividade consciente, preceito da Nova Economia. Convoco a todos a conhecerem o MM2032 e participarem colaborativamente da transformação que desejamos o mundo.

Leia a reportagem: Sociedade, governos e empresários devem se unir por um futuro sustentável

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas