Movimento Minas 2032

Consciência, cooperação e urgência ditam rumos

Transformação social no País passa pelo fortalecimento de parcerias estruturantes e por uma consciência coletiva mais madura sobre o papel de cada ator no desenvolvimento sustentável
Consciência, cooperação e urgência ditam rumos
Foto: Reprodução Adobe Stock

O Natal costuma despertar gestos solidários, mas a urgência do nosso tempo exige ir além da boa intenção. A transformação social que o Brasil precisa passar, necessariamente, pelo fortalecimento de parcerias estruturantes e por uma consciência coletiva mais madura sobre o papel de cada ator no desenvolvimento sustentável.

O Relatório Luz 2025, ao analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 – Parcerias e Meios de Implementação, é claro ao apontar que o País segue enfrentando desafios para consolidar cooperação efetiva entre setor público, empresas e sociedade civil. Das 19 metas, nove tiveram resultados insuficientes, sete ficaram estagnadas, uma retrocedeu, outra está ameaçada e apenas uma foi satisfatória.

Isso porque os avanços pontuais coexistem com fragilidades institucionais, descontinuidade de políticas e baixa integração entre iniciativas que, muitas vezes, atuam com o mesmo propósito, mas de forma isolada.

A mensagem central é direta: a transformação sólida demanda parcerias e não há parceria verdadeira sem consciência do seu lugar como agente de mudança. Construir a Nova Economia exige entender o território, reconhecer quem já atua nele e estar disposto a construir junto – sem improvisos, sem sobreposição de esforços e sem a ilusão de soluções rápidas para problemas estruturais.
Exemplos concretos mostram que esse caminho é possível se os setores atuarem em conjunto e de forma recorrente e estratégica.

Pensar o espírito de Natal como essência para nossas ações por todo ano é atuar com o ODS 17 ao mostrar que o impacto acontece quando há corresponsabilidade, visão de longo prazo e compromisso com resultados reais. Não se trata apenas de doar, mas de integrar o investimento social à estratégia de desenvolvimento humano e territorial. Vocês verão na reportagem sobre doações que aproveitam o clima de generosidade do final do ano para trazer resposta às demandas que acontecem o ano todo.

Nesse sentido, o Relatório Luz reforça que o Brasil precisa acelerar esse movimento. Desenvolver a economia sustentável e longeva é um projeto para agora e deve ser exercício diário de consciência, abertura ao diálogo e disposição para firmar parcerias que somem competências, recursos e confiança.
Estou certa que a transformação social e econômica que precisamos tem seu caminho em ações micropolíticas apartidárias feitas de modo responsável e consciente.

Leia a reportagem: Investimentos sociais que permanecem depois do Natal

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas