Filantropia comunitária marca Conecta 2025 em BH

A segunda edição do Nossa Cidade Conecta 2025: Ouvir para Bem Receber, conferência realizada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Nossa Cidade, acontece em Belo Horizonte entre 5 e 13 de setembro e integra o calendário oficial de eventos do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo Diário do Comércio e Instituto Orior. Ele reforça o compromisso do veículo com a economia, sustentabilidade, diversidade e justiça social no estado.
O evento reúne ativistas, pesquisadores, coletivos e organizações comunitárias para debater temas como justiça climática, migração, diversidade e filantropia comunitária. A proposta é fortalecer os territórios e promover novas formas de cooperação, inspirando mudanças estruturais a partir da base social.
Um dos grandes destaques de 2025 é o fomento dos fundos regenerativos, fonte de financiamento destinada a apoiar projetos e iniciativas que promovam a regeneração ambiental e social. Três novos fundos serão lançados. O Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) apoiará organizações e coletivos locais por meio de capacitação, recursos financeiros e assessoria especializada. Já o Fundo Pessoas Migrantes (FPM) é voltado a iniciativas de acolhimento e integração de migrantes na região. Por fim, o Fundo Pessoa com Deficiência (FPCD) tem como objetivo impulsionar projetos desenvolvidos por e para pessoas com deficiência, fortalecendo a inclusão e a diversidade.
Para o diretor da Nossa Cidade e gestor da iniciativa, Renato Orozco, a restauração e melhoria de ecossistemas e comunidades de forma sustentável e integral é fundamental para transformar ações simples em potentes redes de transformação. “Esses fundos podem financiar desde projetos de agricultura regenerativa que recuperam o solo até programas sociais que beneficiam comunidades carentes ou afetadas por desastres. São aportes financeiros para ações locais destinados a grupos envolvidos na Agenda 2030 e que estão fora do padrão para captação de recurso. Portanto, facilitam a democratização do acesso e a facilitam a mobilização social”, defende Orozco.
Ainda segundo Orozco, tais instrumentos reforçam a vocação do Nossa Cidade Conecta em mobilizar capital social e financeiro para transformar realidades locais, alinhando-se ao princípio do Movimento Minas 2032 de acelerar soluções para desafios complexos até o centenário do Diário do Comércio.
Programação plural
A programação começou na sexta-feira (5) com a reunião do Comitê Executivo do MM2032, além de cerimônia de abertura que celebrou a participação da presidente do Diário do Comércio, coordenadora do Movimento Minas 2032 e Embaixadora Renegerativa do Nossa Cidade Conecta 2025, Adriana Muls.
“Este evento se consolida na agenda sustentável de BH mostrando que é fundamental ações colaborativas e todos os portes pelo bem comum. Como embaixadora, me comprometo a fortalecer a inciativa e engajar a comunidade, empresários e governo”, comprometeu-se.
Ao longo da semana, diálogos sobre filantropia comunitária, lançamento dos fundos, anúncio de embaixadores regenerativos e confraternização. Entre os dias 6 e 12, atividades descentralizadas vão acontecer em diferentes cidades da RMBH, incluindo rodas de escuta, oficinas, cafés comunitários e encontros sobre cultura de doação, diversidade e clima. Parte das ações é aberta ao público, mediante inscrição gratuita pela plataforma Sympla.
O encerramento será em grande estilo: no dia 13 de setembro, a PUC Minas Praça da Liberdade recebe o Festival Nossa Cidade Conecta, das 10h às 16h. A programação vai contar com feira de produtos sustentáveis, exposição audiovisual sobre migração, apresentações artísticas, show de talentos, leilão solidário, Fórum das Crianças e painéis sobre empregabilidade PCD, fundos regenerativos e crise climática.
Um marco para Minas
Segundo a coordenadora de comunicação da Associação Nossa Cidade, Samantha Jones, a conferência chega em um momento em que a sociedade pede confiança, transparência e resultados da filantropia. “A pesquisa Doação Brasil 2024 mostra que 78% dos brasileiros doaram no último ano. As pessoas querem se engajar, mas esperam clareza sobre o impacto gerado”, aponta.
Ao conectar inovação social e compromisso coletivo, o Conecta 2025 reforça o protagonismo mineiro na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
Conecta 2025: Ouvir para Bem Receber
Data: 5 a 13 de setembro
Local: PUC Minas unidade Lourdes – Av. Brasil, 2023
Inscrições gratuitas: Sympla
Informações: WhatsApp (31) 4042-9650
Programação completa: No site do Festival Nossa Cidade Conecta
Ouça a rádio de Minas