Movimento Minas 2032

Fundo regenerativo: motor da economia sustentável

Momento atual exige urgência de ações que promovam desenvolvimento econômico alinhado à preservação do meio ambiente e à justiça social
Fundo regenerativo: motor da economia sustentável
Crédito: Reprodução Adobestock

Vivemos um momento de urgência de iniciativas que promovam desenvolvimento econômico alinhado à preservação ambiental e à justiça social. Sabemos que as comunidades resilientes são também a base de mercados fortes e sociedades saudáveis.

Vejo os fundos regenerativos como iniciativas locais e simples que servem como ponto de interseção entre governos, empresas, Terceiro Setor e sociedade. Por representarem um mecanismo inovador de mobilização de capital social e financeiro, direcionando recursos para projetos que promovem não apenas resultados imediatos, ele promovem mais impactos duradouros na regeneração ambiental e social. Quando bem aplicados, esses fundos estimulam economias locais, geram emprego e renda, fortalecem empreendimentos comunitários e incentivam práticas de produção e consumo mais responsáveis.

Estudos internacionais sobre investimentos de impacto mostram que cada montante aplicado em iniciativas regenerativas multiplica benefícios econômicos e sociais. Por exemplo, programas de agricultura regenerativa aumentam a produtividade do solo e reduzem custos com insumos químicos, ao mesmo tempo que melhoram a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas. Da mesma forma, projetos voltados à inclusão social ampliam a participação no mercado de trabalho, reduzem desigualdades e fomentam um ciclo econômico virtuoso e de desenvolvimento local.

É fundamental que essa lógica de investimento seja ampliada no Brasil. Iniciativas como os fundos regenerativos da Nossa Cidade Conecta, iniciativa participante do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo Diário do Comércio e pelo Instituto Orior, não apenas democratizam o acesso a recursos, mas fortalecem a cultura de cooperação e inovação. Cada projeto financiado representa mais do que uma ação pontual: é um catalisador para transformação estrutural, capaz de gerar impacto econômico e social em escala crescente.

Considero que muitos empresários perceberam e têm atuado com ações responsáveis para a sociedade e natureza provando que a sustentabilidade e crescimento econômico são complementares na economia contemporânea. O futuro que queremos – de prosperidade, equidade e resiliência – depende da coragem de investir, cada vez mais, em modelos regenerativos. E a hora de agir é agora e o evento Nossa Cidade Conecta facilita entendimento e acesso. Aproveitemos e comecemos já!

Leia a reportagem: Filantropia comunitária marca Conecta 2025 em BH

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas