Fórum internacional vai debater a importância do voluntariado em Belo Horizonte
O Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, realizado pela EMC2 – Cidades Inteligentes, integrante do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, reunirá, na terça-feira, 2 de dezembro, lideranças públicas, empresariais, técnicas e comunitárias em Belo Horizonte.
Reconhecido como um dos principais encontros da América Latina dedicados ao ecossistema de inovação social, o fórum contará com a presença de diversos integrantes do MM2032, que participarão dos debates sobre o papel do voluntariado técnico no desenvolvimento sustentável e no futuro das cidades, e sobre como o voluntariado pode transformar negócios e facilitar o desenvolvimento sustentável.
A abertura do evento terá a presença da presidente do Diário do Comércio e coordenadora do MM2032, Adriana Muls, e do presidente do Instituto Orior e também líder do movimento, Raimundo Soares. Diversos outros integrantes comporão os debates, como a presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), Virgínia Campos, que também sediará o fórum.
Para o diretor da EMC2 – Cidades Inteligentes, integrante do Movimento Minas 2032 e coordenador do evento, Rodrigo Starling, o ambiente é decisivo para aproximar técnicos, gestores públicos e lideranças sociais das soluções necessárias para enfrentar desafios climáticos, urbanos e sociais.
“É primordial que os setores estejam fortemente envolvidos nas possíveis soluções que o desenvolvimento sustentável demanda, e isso passa, necessariamente, pelo voluntariado transformador”, defende.
A iniciativa conta com o apoio do MM2032, realizado pelo Diário do Comércio, veículo cuja missão é facilitar a articulação e os debates sobre a relevância do voluntariado como estratégia de negócios na nova economia.
“O Movimento Minas 2032 trabalha para fortalecer as lideranças que constroem impacto real. O voluntariado transformador é uma dessas forças essenciais – porque une capacidade técnica, inovação e compromisso com o bem comum. É uma honra ver parceiros do Movimento, como a EMC2, consolidando esse debate em Minas Gerais e apontando caminhos concretos para a transformação global que queremos promover”, destaca o coordenador do MM2032, Raimundo Soares.
O conteúdo do evento dialoga diretamente com indicadores internacionais que comprovam o peso do voluntariado na economia e no desenvolvimento social. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho voluntário global movimenta o equivalente a US$ 1 trilhão por ano, caso fosse tratado como setor econômico.
Já o relatório “How’s Life”, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que países com maior participação voluntária apresentam indicadores mais elevados de inovação, produtividade e capital social, influenciando diretamente o desenvolvimento econômico.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Correa, o evento reforça uma estratégia que deve ser ainda mais incentivada no Estado.

“Todos os setores devem facilitar o voluntariado transformador. A liderança mineira tem um papel simbólico, mas também prático, nesse movimento: cabe às autoridades, instituições engajadas e lideranças econômicas promoverem esse modelo de participação voluntária. Precisamos criar espaços formais para que o voluntariado técnico se torne parte permanente da estratégia de desenvolvimento econômico. Estimulando a cultura de doação técnica, Minas Gerais não apenas enfrenta seus desafios de infraestrutura e desigualdade, mas também constrói uma economia mais resiliente, inclusiva e inovadora. Contem comigo, da Sede-MG, para apoiar, articular e ampliar esse movimento transformador.”
Articulador
Nesse sentido, o Movimento Minas 2032 avança como articulador de soluções. Com a presença ativa do Diário do Comércio e de seus parceiros, a edição reforça Minas Gerais como referência nacional na agenda do voluntariado transformador, conectando inovação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Ouça a rádio de Minas