Movimento Minas 2032

Futuro do consumo depende da consciência ambiental

No mês do consumidor, é importante refletir sobre um modelo econômico que gere riquezas e promova o bem-estar e sustentabilidade para todos
Futuro do consumo depende da consciência ambiental
Foto: Reprodução Adobe Stock

Nos últimos anos, a discussão sobre a sustentabilidade e responsabilidade social tem ganhado espaço nas relações de consumo. O conceito de capitalismo consciente, crescimento econômico com a responsabilidade social e ambiental é um caminho primordial para o equilíbrio na organização social e econômica no mundo.

Entender que os setores produtivos precisam exercer, de fato, o papel deles por negócios que, efetivamente, cuidam do planeta e das pessoas e lucram é um passo urgente. O consumidor está atento e exigente em relação ao assunto. Por isso, o greenwhasing tem sido cada vez mais comum e um dos entraves da efetivação da mudança de cultura na cadeia produtiva.

Percebo que estamos em uma fase de transição e existem, por outro lado, modelos de negócio que, de fato, estão comprometidos com a Nova Economia e com o capitalismo consciente. A consciência do consumidor e o exercício de seus direitos são uma força potente.

Vejo que a educação e o acesso à transparência nas cadeias produtivas ajudam consumidores e negócios responsáveis a colaborarem no alcance das 169 metas dos 17 ODS da ONU.

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O futuro do consumo depende de uma nova mentalidade, onde o lucro e a responsabilidade caminhem juntos. Somente assim poderemos construir um modelo econômico que gere riquezas e promova o bem-estar e sustentabilidade para todos.

Confira a reportagem especial pelo mês do consumidor sobre sustentabilidade e consumo.

Leia a reportagem: Consumidores têm mostrado sua força para escolher marcas com práticas de consumo consciente

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