Movimento Minas 2032

Prefeitura de BH organiza iniciativas relacionadas aos ODSs para o Carnaval 2025

Empresas, governo e sociedade lançam mão da folia como um meio para facilitar o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Prefeitura de BH organiza iniciativas relacionadas aos ODSs para o Carnaval 2025
Bloco “Chama o Síndico” convidou o público para refletir sobre a importância da preservação ambiental, como previsto no ODS 13, com o tema “Salve o Verde” | Crédito: Divulgação Netun

O Carnaval de Belo Horizonte tem se consolidado como um dos mais vibrantes e democráticos do Brasil. Em 2025, a capital mineira sediará aproximadamente 600 blocos nas ruas, atraindo um público estimado de 6 milhões de pessoas. O crescimento, tanto em quantidade quanto em qualidade, tem impulsionado mais do que o turismo. O evento se tornou um espaço para a Agenda 2030, com empresas, governo e sociedade utilizando a folia como um meio para facilitar o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conectando a alegria à construção de um futuro melhor.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) organizou pelo menos 13 iniciativas com ações relacionadas a, pelo menos, quatro ODSs:

• ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

  1. Pontos de hidratação – Sete pontos espalhados na cidade para garantir acesso gratuito e fácil à água potável para os foliões, promovendo bem-estar e segurança durante a festa. Além da saúde do folião, a disponibilização de água diminui a necessidade de compra de garrafas plásticas.
  2. Bloco da Prevenção – Distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e ações educativas como os pontos de apoio Posso Ajudar? Para informações e distribuição de material educativo e vão ser realizadas blitzen para a conscientização e a importância do cuidado com a saúde sexual.
  3. Atendimento de Urgência e Emergência nas UPAs e PMAs – Serviços de atendimento médico ininterruptos nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais, além dos Postos Médicos Avançados (PMAs) para oferecer suporte médico nos locais de maior concentração de foliões.
  4. Ponto de Atendimento PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) – Local com atendimento, testagens e medicações alinhadas à prevenção ao contágio de HIV e outras ISTs.

• ODS 5 – Igualdade de gênero

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


ODS da Igualdade de Gênero
  1. Protocolo Quebre o Silêncio e Ponto de Acolhimento à Mulher – A adesão ao protocolo estabelecido pela Lei n° 11.261/2020 é obrigatória para restaurantes, bares e casas noturnas da cidade e visa combater e prevenir a violência. As blitzen Quebre o Silêncio facilitam o diálogo sobre o tema, atuando em prevenção e solução de casos.
  2. Guardiã Maria da Penha – O Grupamento de Proteção à Mulher Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, fiscalizará a festa para fortalecer a rede de apoio e proteção às vítimas de violência.
  3. Carnaval da Cidadania – Distribuição de áudios educativos, leques feitos de papel reciclado, tatuagens temporárias, pulseirinhas de identificação para crianças durante o carnaval.
  4. Ponto de Acolhimento à Mulher – Sediado no Centro de Referência da Juventude (CRJ) para oferecer atendimento e acolhimento a mulheres, pessoas LGBTQIA+ e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou emergência.

• ODS 10 – Redução das Desigualdades

  1. Evento Kandandu – Encontro de blocos afro de Belo Horizonte, que simboliza a união de filosofias, saberes e vivências que emergem da ancestralidade africana.

• ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

  1. Carnaval é na Lata – Projeto para evitar a venda de bebidas e alimentos em recipientes cortantes como o vidro e favorecer a reciclagem das latinhas com ações educativas, fiscalização e parcerias com os catadores de materiais recicláveis.
  2. Campanha pelo transporte coletivo – Favorecer o trânsito e reduzir a circulação de veículos particulares e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável.
  3. Mapa Gastronômico da Folia – Fortalecer o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa de Gastronomia, concedido pela Unesco, promove a Parada Gastronômica, em oito pontos da cidade; o Circuito Gastronômico contará com a divulgação de bares, restaurantes e padarias para os foliões e a Estação Gastronômica na Praça da Estação.
  4. ReciclaBelô – Iniciativa relacionada aos ODSs 10 e 11 organiza e promove a coleta seletiva de resíduos sólidos, gerando renda para os catadores e fomentando a sustentabilidade ambiental e social.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas