Movimento Minas 2032

Codese prepara estruturação para o Planejamento Estratégico BH 2050

O foco é consolidar diretrizes para propor mudanças estruturantes para a cidade no longo prazo
Codese prepara estruturação para o Planejamento Estratégico BH 2050
Crédito: Guilherme Belfort @oguibelfort 9

Representantes do poder público, de entidades empresariais e da sociedade civil participaram, nesta segunda-feira (10), da reunião dos Grupos de Trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH). O encontro, realizado no P7 Criativo, no Centro da Capital, teve como foco a implantação da Agenda 2030 em parceria com a Prefeitura e a preparação do Planejamento Estratégico BH 2050.

De acordo com o CEO do Codese-BH, Elvis Gaia, o planejamento de longo prazo é o eixo central da nova etapa de trabalho do Conselho. “No cronograma 2050, o foco é propor mudanças estruturantes para a cidade. Se a gente não tomar decisões agora, o caminho que vamos trilhar pode nos levar a qualquer lugar. A oportunidade que temos é de construir esse caminho de forma colaborativa”, afirmou.

Gaia adiantou que o Codese-BH está elaborando um termo de referência para contratar uma consultoria técnica que auxiliará na estruturação do plano. “Sabemos que os conselheiros atuam de forma voluntária. A consultoria vai nos ajudar a consolidar as diretrizes que as entidades estão construindo, assim como ocorreu com a Agenda 2030”, explicou.

No início de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu um importante passo no planejamento do futuro da capital com o lançamento do Plano Estratégico BH 2050, que vai estabelecer as diretrizes, metas e indicadores para orientar os próximos 25 anos da cidade. A ação está alinhada com iniciativas nacionais, como a Estratégia 2050 do governo federal, e faz parte do movimento de modernização da gestão pública

Próximas etapas

O presidente do Conselho Fiscal do Codese-BH, Adriano Manetta, destacou que a atuação do Conselho vai além de projetos imediatos. “O foco do Codese não são trabalhos e planos de curto prazo. Quando atuamos nesse espectro, estamos mexendo com o que já está em andamento. Nosso papel é somar a essas iniciativas e construir o que vem depois”, disse.

Para a fundadora da LICI GovTech, Grazi Carvalho, o desafio da próxima etapa é transformar as propostas em instrumentos legais de planejamento municipal. “É totalmente possível criar um plano estratégico BH 2050 que se torne legislação, de modo que cada prefeito tenha de segui-lo ao longo dos próximos mandatos. Isso quebra o ciclo de descontinuidade dos projetos a cada quatro anos”, avaliou.

Ela também ressaltou a importância da articulação entre a sociedade civil e o poder público. “A administração precisa estar aberta às demandas participativas, e a sociedade civil precisa entender como funciona o processo de política pública. O Codese cumpre um papel estratégico ao mobilizar lideranças com uma visão de cidade que queremos para 2050”, afirmou.

Reunião Codese 2025
Crédito Guilherme Belfort @oguibelfort

O vice-presidente da Plenária do Codese, Marcos Innecco, destacou a necessidade de reter talentos e recuperar o dinamismo da capital mineira. “A perda de jovens qualificados é preocupante. Precisamos resgatar Belo Horizonte para depois pensar em voos maiores, transformando a cidade em um polo que atraia pessoas e talentos”, observou.

Entre as autoridades presentes, o superintendente de Planejamento da Defesa Civil Estadual, major Rodrigo Alencar, apresentou o programa Encontro das Águas, voltado à resiliência hídrica no Norte de Minas. Ele defendeu que a integração entre planejamento técnico e oportunidades políticas pode acelerar resultados. “Com essa capacidade de mobilização e construção coletiva, é possível incluir novas políticas públicas mesmo fora dos ciclos tradicionais de revisão orçamentária”, afirmou.

O encontro marcou uma etapa de alinhamento entre os grupos de trabalho do Codese-BH e as entidades parceiras, com o objetivo de consolidar uma agenda comum para o desenvolvimento sustentável e estratégico de Belo Horizonte nas próximas décadas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas